domingo, 25 de outubro de 2020

Unidos pelo Azar

Churrascos em dias de jogos podem terminar com gosto amargo...



Era 2006. Um colega de faculdade iria completar trinta anos de idade. Um amigo nosso preparou um churrasco surpresa para celebrar esta ocasião tão especial. Comemoraríamos em um sábado após a última prova do semestre.

Coincidência ou não, dois jogos válidos pelas quartas-de-final da Copa 2006 seriam realizados no dia do aniversário, incluindo a fatídica partida entre França e Brasil.

Pretendíamos comemorar o aniversário do meu amigo e a classificação do Brasil às semifinais, mas o atacante Thierry Henry colocou água em nosso chope ao anotar o gol que eliminou nossa Seleção. O que era alegria se tornou uma sinfonia de palavrões e insultos direcionadas ao escrete canarinho.

Eu estava me divertindo muito naquele momento, mas tenho de admitir que o gol de Henry deixou o gosto da cerveja um pouco mais amargo. Havia um certo clima de velório, típico quando o Brasil é obrigado a voltar para casa mais cedo.



Quatro anos depois, um novo aniversário. E, dessa vez, Sneijder molhou meu chope!



Passaram-se quatro anos e um outro colega de classe me chamou para um aniversário, desta vez em um bar na Vila Madalena. Novamente, a data coincidiu com o dia de um jogo do Brasil, também válido pelas quartas-de-final. Como a festa seria realizada apenas à noite e, fui assistir à partida pela manhã com alguns amigos do laboratório onde eu trabalhava.

Wesley Sneijder tratou de amargar meu clima festivo desta vez. O genial meia holandês fez dois gols em lances de bola parada e eliminou o Brasil naquela sexta-feira de inverno. Eu não estava abalado com o resultado mas sentia novamente aquele clima fúnebre nas ruas em decorrência pela queda na África do Sul.

Encontrei meus amigos de faculdade pela noite. O colega que havia completado 30 anos em 2006 também estava lá -ele faz aniversário no mesmo dia que o anfitrião- e fiz questão de chamar os dois aniversariantes de "pés-frios". Em tom de brincadeira, pedi para que nunca mais agendassem suas festas em dias de jogo do Brasil.

Os meus dois amigos, coincidência ou não, nunca mais agendaram nenhuma comemoração em dias de jogos envolvendo a Seleção Brasileira. Nunca mais as festas de aniversário, quando houveram, coincidiram com as datas das partidas.

Às vezes eu fico pensando se o que eu falei para eles naquele dia pesou em suas respectivas decisões...



Festas de aniversário em dias de jogos do Brasil me renderam más lembranças...




Nenhum comentário:

Postar um comentário