quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Pia Entre Nós

Imagem extraída de www.facebook.com/CBF



A treinadora da Seleção Brasileira Feminina, Pia Sundhage, virou sensação nas redes sociais durante os últimos meses. Foram postados vídeos com a sueca arriscando algumas músicas em português e também alguns passinhos de samba. Algumas das filmagens, inclusive, foram publicadas pela própria técnica em seus perfis.

Pia, aos 60 anos, já está com a vida resolvida. A técnica já conquistou dezenas de títulos, tanto como jogadora, quanto como treinadora. A sueca, porém, aceitou o desafio de comandar a Seleção Brasileira Feminina após o fracasso de nossas meninas no mundial de 2019.

A presença de Pia em nossa Seleção é repleta de simbolismos afinal a sueca é a primeira estrangeira a comandar as nossas meninas e também a segunda mulher a assumir o cargo -a primeira havia sido Emily Lima que durou apenas dez meses na função.

Já mencionei em vários textos anteriores que estrangeiros quase sempre encontram dificuldades fora de seus países de origem. Da mesma forma que nossos jogadores e treinadores nem sempre conseguem se firmar fora do Brasil, atletas e técnicos vindos de fora também encontram empecilhos quando vêm se aventurar em nossas terras.



Imagem extraída de www.facebook.com/CBF



As atitudes de Pia demonstram o respeito que a sueca tem por nossa cultura e também seu esforço em se inserir em nossa sociedade. Não existe uma lei que obrigue um estrangeiro a aprender o idioma do país onde esteja residindo mas pessoas assim costumam ser mal vistas. Neymar, por exemplo, é frequentemente criticado pelo seu torcedor por não saber falar francês.

O sucesso que Pia vem fazendo nas redes sociais demonstra como os fãs brasileiros apreciam e retribuem às atitudes da treinadora. A sueca se mostra bastante à vontade diante o carinho do público e nos diverte com novos vídeos em suas redes sociais. A técnica até aceitou participar de um programa do canal humorístico Desimpedidos.

A expectativa agora é que Pia consiga repetir o sucesso que teve nos Estados Unidos e na Suécia à frente de nossa Seleção. O Brasil busca os títulos inéditos das Olimpíadas (previstas para serem realizadas em julho de 2021) e da Copa do Mundo (prevista para julho de 2023). A adaptação da treinadora ao nosso país está indo muito bem como ela mesma demonstra nas redes sociais, mas é necessário avaliar se nossas atletas se adaptarão à metodologia da técnica. A paralisação dos esportes devido à pandemia, infelizmente, impediu a realização de jogos que permitiriam a evolução da Seleção Brasileira de Sundhage.

Ainda não sabemos se Pia conseguirá levar a nossa Seleção aos títulos inéditos mas o currículo vitorioso da treinadora já nos traz alguma esperança. E, com a simpatia demonstrada nas redes sociais, não faltará apoio dos torcedores brasileiros.



Imagem extraída de www.facebook.com/CBF



VEJA MAIS:

Pia cantando "Alceu Valencia" (Twitter): twitter.com/PiaSundhage/status/1307740749463773185

Pia dançando ao som de "Raça Negra" (Twitter): twitter.com/PiaSundhage/status/1319986728376074241




Nenhum comentário:

Postar um comentário