segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O Resgate de Mancini

Imagem extraída de www.facebook.com/ACGOficial



É questão de tempo para que Vagner Mancini seja apresentado como novo treinador do Corinthians. O técnico está resolvendo os últimos detalhes burocráticos para formalizar sua saída do Atlético Goianiense e, então, será anunciado pelo Timão.

Os dirigentes corinthianos decidiram apostar em Mancini para salvar a temporada do clube. O Corinthians, em princípio, continuaria com Dyego Coelho visto que haverá eleições no final do ano e, portanto, contratar um treinador neste momento poderia acarretar em mais prejuízos para a instituição, uma vez que a chapa vencedora provavelmente indicará um novo técnico alinhado com suas ideias.

O Corinthians, contudo, está na zona de rebaixamento e o desempenho ruim da equipe pode influenciar no resultado das próximas eleições. Diante desta situação, os dirigentes mudaram de ideia e optaram por contratar um treinador. Mancini será o terceiro comandante do Timão na temporada, sucedendo Tiago Nunes e Dyego Coelho.

O mau desempenho do Corinthians neste momento é fruto de uma série de equívocos cometidos desde o início da temporada. O clube começou errando quando contratou Tiago Nunes para dar um choque de gestão na equipe justamente quando Coelho estava acertando o time em 2019. O treinador gaúcho dispensou atletas queridos pelos colegas (Jadson e Ralf), era considerado muito rígido e seu estilo de jogo era muito diferente do praticado pelos defensivistas Tite, Mano Menezes ou Fábio Carille. Tudo isso somado ao curto tempo de pré-temporada (cerca de quinze dias), insuficiente para o elenco absorver mudanças tão radicais.

O Corinthians, não obstante, está muito endividado em virtude de pagamentos relacionadas à Arena Corinthians (atual Neo Química Arena) e de muitos processos sofridos. Em virtude disso, o clube não pôde realizar muitas contratações e os salários atrasaram. Nem mesmo o anúncio dos naming rights do estádio e a venda de Pedrinho ao Benfica foram suficientes para aliviar a situação. Houve ainda a eliminação nos playoffs da Libertadores diante do Guaraní, o que diminuiu ainda mais a receita da instituição para 2020.

Todos estes problemas influenciaram o desempenho da equipe o que desencadeou cobranças por parte de torcedores, mídia e dirigentes. Com tanta pressão, o elenco foi perdendo confiança e os resultados minguaram. Não obstante, muitos dos jogadores remanescentes da geração 2012-2015 já não conseguem mais ser decisivos como outrora.



Imagem extraída de www.facebook.com/ACGOficial



Mancini, diante deste cenário sombrio, chega como o "salvador da pátria" do Corinthians. O anúncio de um novo treinador sempre ajuda a criar aquela expectativa de que o comandante irá fazer algum milagre e nortear a equipe até a salvação ou mesmo algum título.

O treinador paulista chega respaldado pelo bom trabalho que estava realizando à frente do Atlético Goianiense. O Dragão era visto como candidato ao rebaixamento, mas a equipe comandada por Mancini apresentou um desempenho muito acima do esperado -está em 12° lugar no Brasileirão e também está classificado para as oitavas-de-final da Copa do Brasil.

A contratação de Mancini, porém, já oferece margem para muitos questionamentos. Por que o clube foi atrás de um treinador que já estava empregado quando havia muitas opções interessantes que poderiam assinar de graça? E por que o Corinthians assinou com o técnico até 2021, visto que sua permanência para a próxima temporada seria incerta em virtude das eleições? Não parecem decisões sensatas para uma instituição tão endividada quanto o Timão.

Não acredito, ademais, que o problema do Corinthians seja o treinador visto que o desempenho da equipe não melhorou a curto prazo após a troca de Tiago Nunes por Dyego Coelho.

Algo que ajudaria o Corinthians e também qualquer clube em situação delicada seria realizar metas a longo prazo, mesmo que isto significasse passar algumas temporadas sem títulos ou remar contra a maré. O próprio Timão deu este exemplo em 2011 quando manteve Tite no comando a despeito da eliminação diante do Tolima nos playoffs da Libertadores.

O Corinthians, diferente de 2011, tem pressa neste momento. O time precisa apresentar resultados imediatos para se livrar o quanto antes da zona de rebaixamento e também para que a chapa atual se mantenha no poder. Embora eu discorde das decisões tomadas, compreendo perfeitamente a necessidade de se contratar de um novo treinador.

Resta saber se Mancini conseguirá salvar o Corinthians. O treinador terá pouco tempo para conhecer o elenco e dar padrão de jogo ao time. E ele precisará de resultados imediatos, tanto para ajudar sua equipe, quanto para justificar a manobra arriscada dos dirigentes que o contrataram.



Imagem extraída de www.facebook.com/ACGOficial



LEIA MAIS:

Chuteira FC- "Vagner Mancini assume Corinthians na dança infinita de treinadores do futebol brasileiro": chuteirafc.com.br/vagner-mancini-assume-corinthians-na-danca-infinita-de-treinadores-do-futebol-brasileiro/




Nenhum comentário:

Postar um comentário