segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Liga sem Noção

Imagem extraída de www.facebook.com/NazionaleCalcio



Muitos devem ter estranhado os placares da Liga das Nações que está ocorrendo nesta "data FIFA". O resultado mais impactante foi, sem dúvida, a derrota da Inglaterra ante a Itália que culminou no rebaixamento do English Team com uma rodada de antecedência. Outras potências como Espanha e França também foram derrotadas, respectivamente, por Suíça e Dinamarca.

A Liga das Nações é um campeonato de seleções europeias no formato de pontos corridos com promoção, rebaixamento e troféu decidido em mata-mata. A competição tem como objetivo oferecer mais chances para que seleções menos tradicionais possam participar das copas (um bom desempenho dos times assegura ao menos uma vaga em repescagens) e, obviamente, para a UEFA capitalizar ainda mais em cima de suas equipes durante as "datas FIFA".

Uma análise no calendário justifica os resultados aparentemente estranhos. Estamos muito próximos da Copa do Mundo que será realizada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Muitas das potências europeias, então, decidiram se poupar para o Mundial em detrimento à Liga das Nações, sobretudo com a intensidade do futebol atual que aumenta o risco de lesões.

Equipes que não se classificaram para o Mundial (como a Itália e a Hungria) ou times com menos chances de levar o troféu na Copa (como a Croácia e a Suíça), por outro lado, optaram por investir tudo na Liga das Nações visto que aqui haveria chances palpáveis de titulo aproveitando que os rivais mais tradicionais estariam priorizando outra competição.



Imagem extraída de www.facebook.com/cff.hns



Não houve, portanto, ironia quando o treinador da Inglaterra, Gareth Southgate, declarou que sua equipe "estava no caminho certo": o técnico deliberadamente optou por priorizar a Copa do Mundo em detrimento à Liga das Nações, mesmo que isto culminasse no rebaixamento de sua equipe. Cabe ainda lembrar que a Premier League é um dos campeonatos mais exigentes do mundo sob o ponto de vista físico e, portanto, os jogadores ingleses estariam ainda mais propensos a lesões.

É necessário questionar, contudo, a atitude da UEFA que manteve a Liga das Nações a despeito da proximidade do Mundial. A federação, com isso, acabou desvalorizando a sua própria competição visto que as seleções mais tradicionais decidiram priorizar a Copa do Mundo.

Seria mais interessante um ajuste no calendário ou mesmo a suspensão da Liga das Nações visto que a Copa do Mundo, verdade seja dita, é uma competição muito mais importante que o campeonato de pontos corridos proposto pela UEFA. A própria atitude das seleções e as palavras de Gareth Southgate deixaram isto evidente. Ou será que os jogadores e o treinador inglês irão lamentar o rebaixamento se o "sacrifício" resultar no bicampeonato mundial?

A Liga das Nações é uma grande ideia da UEFA mas a federação errou em sua execução. Se os cartolas europeus tivessem mais bom senso e menos ganância, teríamos uma competição muito mais interessante e placares compatíveis com o potencial das equipes. O que se obteve, porém, foi um campeonato abandonado em favor da Copa do Mundo.



Imagem extraída de www.facebook.com/Swiss.Nati.Men




Nenhum comentário:

Postar um comentário