terça-feira, 13 de setembro de 2022

Sem Nexo

Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



Acompanhei pela internet alguns lances do clássico São Paulo X Corinthians, realizado durante o último domingo no Morumbi. O que mais me chamou a atenção na partida foram as escalações. Ambas as equipes terão jogos válidos pela Copa do Brasil durante o meio da semana e os treinadores tiveram decisões distintas. E ambas, a meu ver, fazendo nenhum sentido.

Rogério Ceni optou por poupar seus titulares visando o jogo contra o Flamengo a despeito de haver poucas chances de avançar -o Tricolor terá de reverter uma desvantagem de 3X1 no Maracanã. Vítor Pereira, por sua vez, mandou quase todos os seus principais jogadores -provavelmente queria derrotar o rival em sua casa e motivar seus atletas contra o Fluminense.

O empate acabou sendo um resultado justo pelo futebol apresentado. O Corinthians parece ter se acomodado após abrir o placar com Yuri Alberto e acabou cometendo um pênalti de Gil em cima de Éder -que converteu a cobrança. O São Paulo lutou até o fim mas faltou ritmo de jogo e, principalmente, entrosamento aos reservas tricolores.



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



Discordei das escalações de ambos os treinadores. Rogério, a meu ver, deveria enviar os titulares visto que as chances de vencer o Flamengo são remotas e o São Paulo está próximo da zona de rebaixamento no Brasileirão. O mais sensato seria abrir mão da Copa do Brasil e tentar buscar pontos no Campeonato Brasileiro visto que a posição do Tricolor na tabela está longe de ser confortável.

Vítor Pereira, por sua vez, deveria ter feito o contrário e priorizar a Copa do Brasil. É fato que o Corinthians é favorito diante do Fluminense na Neo Química Arena mas o Timão precisa vencer o jogo visto que apenas empatou a partida de ida e não há mais o critério de gol qualificado. O português certamente pensou no peso do clássico visto que derrotar um grande rival seria uma grande injeção de ânimo aos titulares mas, ainda assim, considerei a decisão pouco sensata.

O empate, pelo contexto da partida, acabou sendo um pouco melhor para o São Paulo que ganhou algumas posições na tabela mas muito longe de ser considerado um alívio. O Tricolor segue próximo à degola e longe da vaga para a Libertadores -lembrando que não há nenhuma garantia de que o time conseguirá vencer o Independiente del Valle na Sulamericana.

O Corinthians, por sua vez, caiu para a quinta posição e viu a pressão aumentar para o jogo de quinta-feira. E ainda perdeu a chance de dar um descanso para os titulares para uma partida ainda mais dura. Ao menos, o Timão não terá o desgaste da viagem visto que jogará em São Paulo novamente.

As escolhas dos dois treinadores até se justificam mas, sem dúvida, os dois técnicos deveriam ser um pouco mais realistas em suas avaliações e mudado suas respectivas escalações. As decisões dos comandantes terão impacto no futuro dos times -para o bem e para o mal. 



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc




Nenhum comentário:

Postar um comentário