quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Tiki-Taka X Tiki-Taka

Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague



Eu sempre tive a curiosidade em assistir a um jogo onde os dois times gostem de ficar com a bola quando comecei a escrever este blog. Hoje, enfim, pude presenciar um duelo entre duas equipes que atuam com tal estilo, lembrando bastante o Tiki-Taka que técnicos como Del Bosque e o próprio Guardiola popularizaram durante o fim dos anos 2000. E devo dizer que foi até um pouco "chato"!

Guardiola escalou seu Manchester City em 4-3-3 variando para 3-4-3 com Stones agindo como 3º zagueiro, Cancelo e Mahrez nas alas e De Bruyne atacando pela esquerda. Os Citizens, porém, tentavam atacar trocando passes e utilizando pouco a velocidade de seus atletas. Apenas Mahrez e De Bruyne conseguiam improvisar. Haaland, sempre muito vigiado por Süle e Hummels, teve participação apagada durante o 1º tempo.

O Borussia Dortmund também apostou no toque de bola mas a execução dos alemães foi muito melhor que a dos rivais. Os Gelbschwarzen, mesmo pressionados, saíam jogando com a defesa e contra-atacavam pelas pontas trocando passes. Reus, Bellingham, Özcan e Reyna se movimentavam muito e tinham muito espaço para chegar até a área de Éderson. O goleiro Meyer também fez um ótimo primeiro tempo com boas defesas e boas saídas do gol.

O ritmo da partida, porém, foi muito lento e até tedioso. Os grandões do City não pareciam muito à vontade jogando com a bola no chão. Os atletas do Dortmund foram um pouco melhores mas não conseguiram vazar Éderson.



 
City, em 4-3-3 variando para 3-4-3, tenta tocar a bola mas não consegue
se infiltrar na zaga rival. Apenas Mahrez e De Bruyne, pela esquerda,
conseguem levar perigo em lances individuais. Dortmund, em 4-3-3,
contra-ataca pelas pontas, trocando muitos passes e com muita
movimentação próximo à área de Éderson (imagem obtida via this11.com).



O Dortmund abriu o placar com Bellingham em lance de bola parada mas recuou demais e permitiu a pressão do City. Edin Terzić trocou o atacante Modeste pelo zagueiro Schlotterbeck e abaixou a marcação, o que foi um convite para os rivais se aproximarem do gol de Meyer.

Guardiola, com o City atrás no placar, fez um pacotão de substituições e permitiu que seus jogadores atuassem da maneira que gostam: com velocidade, imposição física e com mais bolas levantadas na área.

A marcação baixa do Borussia permitiu que Stones arriscasse um chute certeiro de fora da área e empatasse a partida. O gol abalou os alemães e, minutos depois, um cruzamento de Cancelo encontrou Haaland que emendou um lindo voleio. City 2x1 Dortmund.

Edin Terzić colocou mais atacantes (Adeyemi e Moukoko) para tentar alguma reação mas o Dortmund já estava mentalmente derrotado. Havia muito desespero nas jogadas e os alemães até apelaram para a catimba em alguns momentos.



Dortmund abriu o placar mas recuou demais e ofereceu muito espaço
aos rivais. Melhor para o City que, com imposição física e bolas
aéreas, conseguiu virar o jogo (imagem obtida via this11.com).



City faz o dever de casa mas Guardiola foi muito mal durante o primeiro tempo. O catalão tentou emular o seu Barcelona mas não possuía jogadores adequados para o seu velho Tiki-Taka. Os Citizens só melhoraram durante o segundo tempo quando seus atletas tiveram liberdade para atuar como gostam. E ainda tiveram a colaboração de Edin Terzić que mandou seu time recuar demais.

Dortmund deixou escapar o que seria uma vitória épica. O toque de bola alemão funcionou muito melhor que o inglês e os Gelbschwarzen estavam mandando no jogo. Edin Terzić, porém, errou ao recuar demais a sua equipe e oferecer o espaço que o City precisava para reagir.

A partida entre Tiki-Taka contra Tiki-Taka foi muito interessante sob o ponto de vista artístico, afinal foi um futebol muito agradável de se assistir e com poucas faltas. Mas o jogo perdeu em movimentação e em emoção -eu quase dormi durante o 1º tempo!

Eu, provavelmente, teria outra opinião há dez anos atrás quando eu comecei a escrever este blog e era um defensor ferrenho do futebol-arte. Hoje, porém, tive uma prova cabal de que a execução não é tão interessante quanto a ideia...



Imagem extraída de www.facebook.com/mancity




Nenhum comentário:

Postar um comentário