sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Modrić, o Incansável

Imagem extraída de www.facebook.com/ModricLuka10



Eu tenho sido muito crítico com jogadores cuja idade seja muito maior que 30 anos, afinal o futebol está cada vez mais exigente sob o ponto de vista físico e é essencial que os futebolistas estejam em forma para suportar tamanha intensidade. Tanto que mesmo atletas jovens como André Schürrle e Sami Khedira se aposentaram precocemente por não suportarem mais as exigências do esporte.

Luka Modrić, que completa 37 anos hoje, vai na contramão de tal tendência e ainda consegue jogar em bom nível técnico apesar da idade. A força física e a velocidade não são mais os mesmos de dez anos atrás quando chegou ao Real Madrid. O croata, no entanto, segue como um dos pilares do meio-de-campo merengue junto com Toni Kroos e a dupla de veteranos ainda faz toda a diferença.

Seu treinador, Carlo Ancelotti, exalta as qualidades do croata. Questionado sobre a idade de Modrić, o italiano comparou seu atleta a Paolo Maldini, que defendeu o Milan até os 41 anos. O técnico sempre lutou pela permanência de seu camisa 10 no Real Madrid e ainda avisa que o meio-campista se aposentará pelos Blancos, desejo que o articulador também já afirmou em entrevistas.

Modrić também segue como fundamental na seleção de seu país apesar da idade. O jogador não consegue mais se impor fisicamente mas basta oferecer o mínimo espaço para que seus passes precisos encontram os atacantes. Sua experiência em campo também oferece a liderança necessária durante este período de renovação até que os mais jovens estejam prontos para levar a Seleção Croata adiante.



Imagem extraída de www.facebook.com/ModricLuka10



Os resultados falam pelo croata. Mesmo após ter completado 30 anos em 2015, Modrić continuou empilhando conquistas individuais e coletivas. Desde aquela época, o meia já faturou mais quatro Champions Leagues, levou a sua seleção ao vice-campeonato mundial em 2018 e ainda acabou com o oligopólio Messi-Ronaldo ao conquistar a Bola de Ouro no mesmo ano.

É fato que a idade compromete o desempenho físico e que não falta muito tempo até que Modrić pendure as chuteiras. Mas é admirável ver o quanto o jogador se supera em campo apesar dos mais de 30 anos e o quanto ele ainda consegue fazer a diferença nos gramados com seu talento.

Impressiona também a longevidade do meia no Real Madrid, visto que o clube merengue costuma despachar seus ídolos mais veteranos sem piedade mesmo quando eles ainda têm potencial para continuar jogando em bom nível técnico. Raúl e Casillas, por exemplo, foram apresentados à porta de saída apesar de ainda terem lenha para queimar.

Modrić, portanto, chega aos 37 anos em forma e em condições de jogar em bom nível por mais algum tempo, com a bênção de seus treinadores e de seus dirigentes. E nós, fãs do futebol, ainda teremos mais alguns anos para apreciar o talento do meio-campista que já é o maior jogador da história de seu país -a meu ver, ele já superou Davor Šuker.

Feliz aniversário, Luka Modrić!



Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid




Nenhum comentário:

Postar um comentário