sábado, 10 de setembro de 2022

Portas Abertas

Imagem extraída de www.facebook.com/DuhailSC



Faz pouco mais de um ano que Hernán Crespo deixou o São Paulo. As eliminações nas copas (Libertadores e Copa do Brasil) e a proximidade da zona de rebaixamento no Brasileirão custaram o cargo do treinador argentino, que hoje comanda o Al Duhail no Catar.

A demissão de Crespo foi cercada por episódios controversos por parte do São Paulo. Os jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi afirmaram dias antes da dispensa que dirigentes estariam promovendo uma "renovação silenciosa" no elenco o que teria causado descontentamento por parte dos jogadores. No mesmo dia que o argentino foi desligado, a frase do técnico ("donde no llegan las piernas va a llegar el corazón") foi apagada do vestiário do Morumbi e o Tricolor acertou com Rogério Ceni na sequência, indícios de que já havia alguma movimentação para a troca no comando.

A saída de Crespo dividiu a torcida na época. Muitos permaneceram ao lado do argentino visto que foi sob sua gestão que o São Paulo acabou com o jejum de títulos que durava desde 2013. Pesaram ainda as atitudes controversas dos dirigentes tricolores durante a demissão do ex-atacante, bem como a de alguns jogadores que foram acusados de fazer "motim" para derrubar o técnico.

O argentino, porém, parece ter deixado as portas abertas ao Tricolor a despeito da saída conturbada. Não são raras as postagens de Crespo apoiando o seu ex-clube nas redes sociais. Muitos torcedores correspondem ao carinho como podemos ver na imagem abaixo.



Mesmo após sua demissão, Crespo seguiu apoiando o São Paulo.
E foi correspondido pelo torcedor (reprodução twitter.com/Crespo)



São fatos que o São Paulo apresentou uma queda acentuada de desempenho durante o segundo semestre e que o título do Paulistão fora conquistado sob condições excepcionais -o Tricolor optou por não dar férias aos jogadores enquanto as demais equipes pouparam seus atletas durante aquele período ainda influenciado pela COVID-19.

A maneira como os dirigentes do São Paulo dispensaram Crespo, no entanto, foi mais uma demonstração do amadorismo que tomou o clube que, outrora, fora considerado "exemplo de gestão". A instituição promovera constantes trocas no comando ou no elenco para obter os mesmos resultados temporada após temporada. Ademais, ficou aquele sentimento de ingratidão ao treinador que tirou a equipe da fila de títulos.

Crespo, contudo, teve o merecido reconhecimento pelos seus feitos. Não apenas por parte de torcedores do São Paulo mas também por fãs brasileiros que homenageiam constantemente o argentino nas redes sociais. Se os dirigentes tricolores não foram justos com o ex-atacante, os internautas trataram de exaltar os méritos de Valdanito.

A passagem de Hernán Crespo pelo Brasil foi curta -foram pouco mais de seis meses no banco do São Paulo- mas foi suficiente para deixar fãs em nosso país. E o argentino, pelos seus posts nas redes sociais, tratou de corresponder a todo esse carinho apesar de sua saída conturbada do Morumbi.



Crespo acabou com o jejum de títulos do São Paulo em
2021 (imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc)




Nenhum comentário:

Postar um comentário