domingo, 18 de setembro de 2022

Os Livros que Influenciaram o Farma Football




Eu nunca gostei de livros. Não sei explicar o motivo mas talvez tenha sido por causa da escola que nos obrigava a ler e fazer resumos escritos das publicações valendo nota para passar de ano. Isso talvez tenha criado minha rejeição pela literatura. E tudo ficaria pior com os vestibulares -até hoje detesto José de Alencar (o autor) e seu preciosismo com os detalhes.

Tudo, porém, mudou em meados de 2011 quando eu estava andando no Shopping e me deparei com alguns livros cujos resumos eu havia lido na internet alguns dias antes. Acabei levando duas publicações para casa e gostei de ambas. Mal imaginava durante a ocasião que uma daquelas obras seria tão influente na minha vida e em meus trabalhos.

Aqueles dois livros que eu comprei por um mero acaso geraram o meu gosto pela literatura. Desde então, eu passei a comprar e ler publicações com mais frequência. Precisei diminuir um pouco o ritmo para me dedicar a outras atividades mas sempre recorro a alguma obra quando estou sem inspiração.

Três dos livros que eu comprei influenciaram este blog. Quem pesquisar nos meus textos verá que eu sempre faço menção àquelas obras. Eu sempre recorro às publicações que envolvem estratégia e, obviamente, esportes para compor os meus textos. E dedicarei algumas palavras a elas na crônica de hoje.



A ARTE DA GUERRA (Sun Tzu):






Podemos dizer que este é o livro que mais influenciou o blog visto que quase todos os meus argumentos a respeito de estratégia são baseados nesta obra. Ademais, esta foi uma das primeira publicações que eu adquiri e afirmo que foi ela quem semeou em mim o gosto pela literatura.

A Arte da Guerra são treze capítulos que teriam sido escritos na China por Sun Tzu (não se sabe ao certo quem foi real o autor dos textos, bem como a sua origem exata) a respeito de estratégia de combate. A publicação, contudo, influenciou diversos líderes militares e seu conteúdo pode perfeitamente ser aplicado em outras áreas como os estudos, os negócios e o esporte -dizem que Luiz Felipe Scolari teria obrigado seus jogadores a lerem um exemplar durante a Copa de 2002.

O livro teria sido escrito há séculos atrás mas o seu conteúdo ainda pode ser facilmente aplicado nos dias atuais. Eu quase sempre utilizo os textos de Sun Tzu para avaliar o trabalho dos treinadores e também durante as análises táticas. A obra, por exemplo, consegue explicar porque equipes consideradas pequenas ou azaronas preferem atuar encolhidas na esperança de um contra-ataque -"Quem tem muitos recursos, ataca; quem tem poucos, defende".

Há diversas traduções da obra das mais variadas qualidades. Eu li a versão da editora Jardim dos Livros que foi escrita por um sinólogo. Possui um ótimo acabamento e o texto é bastante claro, mas há um erro grave: a publicação utiliza alguns caracteres japoneses em suas ilustrações! E, para os poucos versados em literatura, o livro é bastante curto e é possível terminá-lo em apenas uma hora.



O LIVRO DOS CINCO ANÉIS (Miyamoto Musashi):






Este é o meu livro preferido. O seu conteúdo é bastante parecido com o de A Arte da Guerra e suas aplicações são bastante semelhantes. Eu, inclusive, fui atrás desta publicação porque gostei bastante do texto de Sun Tzu.

O Livro dos Cinco Anéis foi escrito durante o Japão Feudal por Miyamoto Musashi, um samurai que -dizem- jamais perdeu uma batalha e que decidiu registrar seus conhecimentos para as gerações futuras. Cada "anel" do título representa um elemento da natureza (terra, água, fogo, ar e vazio) e corresponde a um capítulo da publicação.

Eu me identifiquei demais com este livro durante a minha pós-graduação, principalmente com o último capítulo ("O Livro do Vazio") onde, após aprender tudo, o discípulo se torna um mestre e tem a missão de trilhar novos e desconhecidos caminhos. É exatamente isto que ocorre na ciência quando o estudante realiza pesquisas para gerar novos conhecimentos.

Este livro é altamente recomendado para praticantes de artes marciais mas seu conteúdo também pode ser facilmente aplicado no futebol. Eu, inclusive, utilizei uma das passagens da obra para ilustrar a partida entre Croácia e Espanha durante a última Eurocopa.

Há diversas versões e traduções da obra a exemplo do que ocorre com A Arte da Guerra. Eu utilizei a publicação da Editora Conrad, bastante conhecida por traduzir mangás aqui no Brasil. Esta edição foi escrita por praticantes de kendô e ainda possuí o texto original em japonês -que eu ainda não tive coragem de ler!



OS NÚMEROS DO JOGO (Chris Anderson e David Sally):






Não poderia, obviamente, faltar um livro a respeito de futebol. Eu procurei pela publicação desde 2012 e só fui encontrá-la dois anos depois, por acaso, após a missa de sétimo dia de um parente! Lembro que a obra causou furor entre os jornalistas esportivos quando foi lançada e pude compreender os motivos após lê-la.

Os Números do Jogo foi escrito por Chris Anderson e David Sally, dois professores de estatística/análise combinatória que decidiram unir seus conhecimentos acadêmicos com sua paixão pelo futebol. A obra explicita a importância da matemática no esporte e mostra como tais estudos levam a conclusões surpreendentes, como a eficiência do escanteio curto.

O livro me ofereceu um outro ponto de vista diferente daquele defendido por Paulo César Caju, que foi uma das minhas influências para este blog. A obra mostra vários problemas enfrentados pelos times e propõe soluções com base em pesquisas científicas. Muitas delas acabam indo em confronto aos ideais dos amantes do futebol-arte, como eu era.

Este livro é caro e só o recomendo para os que desejam algum conhecimento mais profundo a respeito do futebol visto que suas aplicações são bastante específicas. Ademais, devo alertar que a publicação é extensa -são mais de duzentas páginas, letras pequenas e muita informação. Eu mesmo levei quase uma semana para concluir a obra.



Estes foram os três livros que mais influenciaram meu blog. Mais do que trazer conhecimento para este diário, as três obras ajudaram a cultivar em mim o gosto pela literatura. Eu odiava ler mas hoje eu adoro. E devo muito a estas três publicações que me mostraram o quanto o universo dos textos é fascinante!







Nenhum comentário:

Postar um comentário