domingo, 26 de fevereiro de 2023

Alfinetando a UNICAMP




Eu já pretendia fazer um blog há muito tempo atrás, desde 2008 para ser mais preciso. Ou melhor: eu planejava abrir uma comunidade no finado Orkut, uma rede social muito famosa na década de 2000 e que foi a "precursora" do Facebook. O assunto da página, contudo, nada teria a ver com esportes ou games: seria uma grande tiração de sarro com a Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP!

Eu fiz USP enquanto meu irmão estudou na UNICAMP, que eu considerava a grande "rival" de minha universidade. E eu não perdia a chance de tirar sarro da "concorrente" com um monte de piadas infames, mais ou menos como os torcedores fazem com os outros times. Foi aí que eu tive uma ideia de abrir uma comunidade que sacaneasse a instituição sediada em Campinas!

A comunidade não teria o objetivo de denegrir a imagem da UNICAMP, muito pelo contrário: eu pretendia exaltar as qualidades da universidade mas de uma maneira muito bem-humorada. Pensava em escrever matérias apontando pontos de interesses (incluindo um trailer de sucos que eu adorava), eventos, entrevistar docentes e divulgar as linhas de pesquisa, mas sempre finalizando os textos afirmando que "a USP era melhor"!

Eu até criei um logotipo para a comunidade e pretendia comercializar produtos com a marca (canecas, camisetas, chaveiros, ...) para ajudar na divulgação da página. Eu também já tinha todo um roteiro planejado para gerar conteúdo e manter o site abastecido.






A ideia, obviamente, não foi para frente. Fui desaconselhado a criar a comunidade visto que seu conteúdo poderia soar ofensivo para algumas pessoas. E hoje fico feliz em não ter publicado nenhum texto visto que as redes sociais tornaram-se verdadeiros murais de intolerância onde uma piada aparentemente inofensiva pode ter efeitos similares a uma faísca em um posto de gasolina.

Cabe mencionar que os anos 2000 não eram como hoje. Durante aquela época, as provocações eram bem mais inofensivas e não geravam tanta discórdia, independente do assunto. De qualquer forma, o Orkut acabou desativado em 2014 e a comunidade iria embora junto com a rede social.

Tudo o que eu havia bolado para a comunidade, contudo, não foi em vão e apliquei muitas daquelas ideias aqui no Farma Football e também na Farmácia dos Games. Entrevistas e posts exaltando as universidades estavam planejadas para aquele site que jamais foi ao ar graças ao meu bom senso.

A comunidade nunca ganhou a luz da internet mas acabou sendo um preparatório para o Farma Football. E, antes que alguém me pergunte: eu admiro muito a UNICAMP e as pessoas formadas pela instituição! A universidade de Campinas, inclusive, supera a USP em diversos aspectos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário