terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Sorte Também É Mérito?

Imagem extraída de www.facebook.com/Arsenal



O inesperado ocorreu no sábado quando o Everton, em crise e candidato ao rebaixamento, segurou a pressão do líder Arsenal e impôs a segunda derrota aos Gunners na Premier League 2022-23. Os londrinos, com o resultado, passaram a ver o vice-líder Manchester City no retrovisor com os Citizens podendo diminuir a diferença de cinco para dois pontos no dia seguinte.

O Tottenham, porém, "ajudou" o arquirrival londrino ao segurar e vencer o City no domingo com um gol histórico de Harry Kane. Os Spurs ainda tiveram um jogador expulso no confronto -o zagueiro Cristian Romero- mas a equipe de Antonio Conte conseguiu resistir à pressão e manteve o resultado mesmo com um homem a menos. A rodada ainda teve um tropeço do 3º colocado, Newcastle, que empatou em casa com o West Ham.

Nós torcedores brasileiros chamaríamos o ocorrido de "sorte de campeão". É quase como se alguma entidade ou o destino estivesse abrindo os caminhos para o Arsenal reaver o título da Premier League após 19 anos. É muito difícil manter o ritmo ao longo de toda uma temporada e alguns tropeços naturalmente ocorrem. É justamente aí que os líderes acabam tendo a "ajuda" dos concorrentes que também acabam derrapando em momentos muito oportunos.



Imagem extraída de www.facebook.com/Arsenal



Sorte e azar, obviamente, são fatores aleatórios e que estão fora do controle dos times. Mas, feliz ou infelizmente, acabam interferindo no desenrolar da competição por mais que as equipes estejam precavidas: um erro, uma lesão, uma expulsão, ...

O futebol, como sempre escrevo, tem o fator humano envolvido e, desta forma, está sujeito a erros e variações que nem sempre podem ser explicadas pela lógica. Mas é justamente essa imprevisibilidade do esporte que o torna emocionante e interessante de se acompanhar.

Ainda é cedo para afirmarmos se o Arsenal poderá reaver o troféu visto que há muitas rodadas pela frente e o campeonato está aberto. Mas a rodada que poderia ser desastrosa para os Gunners manteve vivo o sonho de acabar com o jejum na Premier League graças às próprias aleatoriedades do futebol que fizeram com que o milionário City tropeçasse no instável Tottenham.

O resultado final não julga os méritos dos times. Não importa se foi sorte ou azar. O que vale foi a equipe que conseguiu vencer dentro das regras. O acaso, em hipótese algum, tira o brilho de eventuais equipes campeãs.



Imagem extraída de www.facebook.com/Arsenal




Nenhum comentário:

Postar um comentário