sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

O Abel Tem Razão

Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



Têm sido frequentes os questionamentos ao treinador Abel Ferreira com relação à utilização do atacante Endrick durante as entrevistas coletivas. Talvez o português tenha sido ríspido e até grosseiro com os repórteres durante as coletivas mas continuo acreditando que o técnico tenha razão ao escalar moderadamente o atleta de apenas 16 anos.

Endrick, que já está negociado com o Real Madrid, é exaltado com exagero. O jogador já é visto como um "fora-de-série" por alguns dos comunicadores. Talvez seja mesmo mas eu já li e ouvi tais argumentos a respeito de muitas outras promessas. E muitas delas não vingaram justamente porque se deixaram levar pelos elogios.

Abel foi muito bem em 2021 quando barrou Endrick para o Mundial de Clubes e disse que o garoto "deveria viajar para a Disney". O atacante ainda é muito novo e está em uma fase bastante susceptível às armadilhas da fama. O fato do jogador já estar negociado com o Real Madrid afasta o assédio de outros clubes, mas não os falsos amigos ou as más influências.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



Abel vem utilizando Endrick aos poucos para protegê-lo do excesso de exposição. O garoto está muito valorizado e isto faz com que ele seja muito visado pela expectativa criada por veículos da imprensa, pela cobrança dos torcedores e também pelos carrinhos dos adversários. Tudo isso cria uma pressão enorme sobre o jovem que tem apenas 16 anos.

O português, com suas atitudes, também corta as asas do jovem e impede que Endrick se deixe deslumbrar pela fama. Abel, como ex-jogador, conhece muito bem as armadilhas da carreira e também oferece uma lição de humildade ao garoto, demonstrando que ele terá de buscar espaço no time e também respeitar a hierarquia do grupo.

O treinador precisa ser respeitoso com todos, afinal ele fala em nome da instituição Sociedade Esportiva Palmeiras e uma postura inadequada é danosa também para o clube. Mas, ao mesmo tempo, o técnico protege os seus jogadores de opiniões externas e também demonstra que é o líder do grupo.

Endrick é um bom jogador mas ainda é um garoto. O fato dele ser diferenciado -caso realmente seja- não o coloca acima da hierarquia do grupo. Abel, portanto, tem toda a razão ao manter o jovem sob controle e utilizá-lo aos poucos, preservando o respeito à instituição.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário