terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Palmas para Ten Hag

Imagem extraída de www.facebook.com/manchesterunited



Acabou o jejum de títulos do Manchester United. Os Red Devils conquistaram a EFL Cup no último domingo em cima no "novo rico" Newcastle United e tiveram o gostinho de erguer um troféu novamente, algo que não acontecia desde 2016-17 quando venceram a Europa League.

Os meios de comunicação vêm exaltando o volante Casemiro pelo feito, algo muito justo visto que o brasileiro anotou um gol na partida e ainda negou os espaços aos contra-ataques adversários. O "artesão" do Manchester tem feito toda a diferença em campo sem nenhuma dúvida, mas eu acredito que o grande responsável pelo título e também pelo bom momento dos Red Devils seja o treinador Erik ten Hag.

Ten Hag foi contratado pelo Manchester na atual temporada após um grande trabalho no Ajax -ele conseguiu levar os Godenzonen de volta às semifinais da Champions League em 2019 e também impressionou pelo futebol vistoso. O holandês é um legítimo representante do Totaalvoetbal com um estilo de jogo típico do país: jogadores versáteis, dinamismo, posse de bola, ofensividade e, obviamente, exibições de encher os olhos.

O holandês tomou algumas decisões controversas na montagem do elenco como barrar o ídolo Cristiano Ronaldo e insistir na contratação de Antony, que fora seu jogador no Ajax -o Manchester desembolsou a quantia recorde de 95 milhões de Euros para tirar o brasileiro dos Godenzonen. É inegável, contudo, que o desempenho de Ten Hag até o momento vem justificando tais atitudes.



Imagem extraída de www.facebook.com/manchesterunited



Os efeitos da contratação de Ten Hag foram notados já durante o início da temporada. O Manchester passou a atuar exatamente como as equipes holandesas com muito mais leveza em campo. Não obstante, jogadores que estavam em baixa, como Rashford e Sancho, voltaram a brilhar sob as ordens do novo treinador.

O desempenho até o momento empolga: além do troféu conquistado no domingo, os Red Devils estão em terceiro na Premier League (atrás apenas do líder Arsenal e do obcecado City) e seguem com chances de títulos nos outros dois mata-matas (FA Cup e Europa League). Os números também impressionam, com apenas seis derrotas sofridas até o momento durante toda a temporada.

Não sou mais um defensor ferrenho do futebol-arte mas confesso que o estilo do Manchester empolga muito o torcedor. Um dos diferenciais dos Red Devils, cabe lembrar, é o "artesão" Casemiro que faz o "trabalho sujo" no meio-de-campo e permite que os homens de frente tenham menos trabalho na recomposição defensiva.

Não podemos afirmar que Erik ten Hag trará mais alegrias ao seu torcedor sedento por novas conquistas, mas o holandês já conseguiu colocar a casa em ordem e demonstrou que no futebol inglês não se vence apenas com armários em campo.



Imagem extraída de www.facebook.com/manchesterunited



LEIA MAIS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário