domingo, 19 de fevereiro de 2023

Pastel Aromático




Lembro das quintas-feiras do meu segundo ano de faculdade quando tínhamos aula de química orgânica experimental e passávamos o dia inteiro no laboratório realizando experimentos relativamente complexos. Saíamos apenas para comer entre o meio-dia e as quatorze horas. Algum colega, por acaso, descobriu que havia uma feira naquele dia próximo ao portão 1 da USP e passamos a almoçar por lá nos intervalos da disciplina.

A feira, que ficava na Rua Romão Gomes, oferecia um cardápio bem variado incluindo yakisoba, tempurá e tapioca. Eu, no entanto, preferia o tradicional pastel com caldo de cana mesmo. E era muito barato comer por lá -lembro que eu gastava menos de R$ 5,00 por refeição.

Passamos a ir lá com mais frequência visto que houve greve no restaurante universitário (ou "bandejão") durante aquele semestre e tivemos de buscar alternativas para almoçarmos. E a feira foi uma de nossas escolhas óbvias.

Dois amigos, porém, não podiam ir conosco porque foram escolhidos pela Atlética de minha faculdade para fazer "plantão" às quintas-feiras na hora do almoço. Os dois precisavam vender ingressos para o "Aromáticos", uma festa promovida pela Farmácia e que, geralmente, era realizada nas vésperas da Semana Santa.






Esses dois amigos, aliás, eram parceiros inseparáveis na faculdade e já protagonizaram diversas histórias bizarras que, infelizmente, não posso publicar aqui no blog. Eles faziam dupla nas aulas, nos laboratórios, no futebol e até nos vexames!

Passamos, então, a levar pastel e caldo de cana para os dois amigos comerem enquanto faziam seus "plantões" para a Atlética. Toda quinta-feira antes de irmos à feira perguntávamos que sabor eles queriam e parávamos na barraca do pasteleiro para comprar almoço aos plantonistas.

Não fui mais àquela feira após o término do semestre. O "bandejão" voltou a funcionar normalmente e acho que os colegas enjoaram do pastel após quatro meses consecutivos. Eu também não tive mais noticias a respeito daquelas barracas e não faço ideia se ainda estão em atividade na Rua Romão Gomes.

Pretendo ir alguma quinta-feira àquela região em breve para matar saudades daquela feira caso ela ainda esteja funcionando. Sim, afinal foi algo bastante marcante para a minha vida universitária! Ficaram muitas lembranças divertidas dos intervalos da aula de química orgânica experimental quando íamos até a Rua Romão Gomes almoçar. E também o delivery que fazíamos para os dois amigos que tinham de vender ingressos para o "Aromáticos".







Nenhum comentário:

Postar um comentário