quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Consequências

Imagem extraída de www.facebook.com/copadobrasil



Hoje eu deveria entregar uma crônica com a análise tática do jogo entre Flamengo e Corinthians, realizado ontem no Maracanã. Porém, acabei dormindo durante a partida e fiquei sem material para fazer o texto. Eu lamentei muito, afinal há um bom tempo não analiso um confronto do futebol brasileiro.

O Flamengo confirmou o favoritismo e ficou com o título da edição 2022 da Copa do Brasil -é o 4º troféu dos Rubro-Negros. O Corinthians, por sua vez, teve de se contentar com o vice-campeonato -coincidentemente, também foi a quarta vez que o Timão fica com a prata na competição.

Os visitantes foram a campo em 3-5-2/4-4-2 com dois laterais-esquerdos -Fábio Santos (ora atuando como lateral, ora como 3º zagueiro) e Lucas Piton (atuando como ala esquerdo ou meio-campista). A mudança proposta por Vítor Pereira, porém, não foi suficiente para segurar os mandantes que abriram o placar logo no início do confronto. O Rubro-Negro, por sua vez, entrou com o ofensivo Vidal no lugar do defensivo João Gomes, suspenso.

O português, porém, substituiu bem durante o intervalo e o Corinthians reagiu, conseguindo chegar ao empate. O Timão, porém, deu azar nos pênaltis -Fagner e Matheus Vital erraram suas cobranças- e o Flamengo acabou ficando com o titulo. Cássio ainda pegou o chute de Filipe Luís mas não foi o suficiente para salvar a noite dos visitantes.



Imagem extraída de www.facebook.com/copadobrasil



O Flamengo, com o título, pode se concentrar plenamente na final da Libertadores visto que a vaga para a competição sul-americana de 2023 já está assegurada. Como o troféu no Brasileirão é improvável (os Rubro-Negros estão a 13 pontos atrás do líder palmeiras), os cariocas podem se poupar para a decisão contra o Athletico Paranaense no dia 29.

O Rubro-Negro, porém, não pode se empolgar com a conquista da Copa do Brasil visto que ainda há mais um título em disputa e, mais importante, é necessário renovar o elenco para as próximas temporadas. O time ainda é bom mas os jogadores já estão envelhecendo e alguns deles já não vêm mais rendendo como há três anos atrás. A permanência do treinador Dorival Jr. também merece alguns questionamentos.

O Corinthians, por sua vez, não pode enxergar a derrota como "terra arrasada". Os paulistas mostraram força apesar das discrepâncias técnicas e financeiras entre as duas equipes. Deram azar os pênaltis mas há perspectivas.

O Timão, porém, também possui muitos jogadores veteranos e isto já vem pesando no desempenho há algum tempo. Ademais, o clube precisa lidar com sua realidade financeira: será difícil contratar reforços para Vítor Pereira e alguns atletas devem ser negociados para fazer caixa, o que pode influenciar na permanência do português. Ademais, ainda é necessário lutar pela vaga na Libertadores 2023 -o Corinthians é o 5º colocado do Brasileirão- para ajudar nas finanças.

Ambos os clubes, portanto, precisam manter a concentração visto que a temporada ainda não acabou. Ademais, é necessário levar em conta a condição física dos veteranos, visto que o futebol está cada vez mais exigente sob este ponto de vista mesmo aqui no Brasil.

Flamengo e Corinthians tiveram destinos distintos na noite de ontem mas ainda possuem obrigações semelhantes para o restante da temporada. É necessário concentração para ambos visto que ainda há o que fazer em 2022.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário