quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Guga, o Inesquecível

Este foi o último troféu que Guga ergueu como profissional em
2008, mas sua imagem ainda permanece forte no mercado
(imagem extraída de www.facebook.com/transformacao180graus).



Já se passaram quase quinze anos desde que Gustavo Kuerten, o Guga, deixou as quadras. O brasileiro, que já não vinha mais conseguindo jogar em virtude de lesões, obteve um convite para disputar o torneio de Roland-Garros na França e encerrar sua carreira justamente no palco que o consagrou. O catarinense foi três vezes campeão em Paris: 1997, 2000 e 2001.

Eu fiquei bastante pessimista com o futuro do tênis após a aposentadoria de Guga, afinal nós brasileiros necessitamos de ídolos para que alguma modalidade esportiva receba a nossa atenção e também investimentos, com a óbvia exceção do futebol. A Fórmula 1, por exemplo, nunca mais cativou o nosso público após a morte da Ayrton Senna em 1994. Ou o basquete que está praticamente esquecido sem Oscar, Hortência ou Paula.

Surgiram, felizmente, ótimos tenistas após a aposentadoria de Guga e que, inclusive, conquistaram troféus. Bia Haddad (seis títulos -dois individuais e quatro em duplas) e Marcelo "Girafa" Melo (36 conquistas em duplas) continuam representando muito bem o tênis brasileiro nas quadras. Nenhum deles, porém, ainda apresentou o mesmo apelo midiático do catarinense.

Eu acreditava que Guga também seria esquecido após sua aposentadoria. O tenista já vinha perdendo espaço na mídia com as lesões e a consequente queda no ranking da ATP. Nossos esportistas, em sua maioria, só recebem atenção enquanto podem conquistar títulos. Basta ver o que aconteceu com Anderson Silva, Daiane dos Santos, Diego Hypólito e outros que nos deram tantas alegrias no passado.



Guga é presença frequente no Adsense em comerciais da Aurora
(imagem extraída de www.facebook.com/auroraalimentosoficial).



Guga, porém, não foi esquecido -pelo menos, não para as empresas. O ex-tenista é presença frequente no Adsense do meu Youtube com diversos anúncios para a frigorífica catarinense Aurora. Devo mencionar que foi justamente através desses comerciais que eu tive a ideia de escrever este texto!

A imagem do ex-tenista segue forte também no exterior, em especial na França. O catarinense é patrocinado pela têxtil Lacoste -curiosamente, Guga assinou com a empresa francesa em 2012, pouco após sua aposentadoria. O brasileiro também promove eventos no país como as Olimpíadas de Paris 2024 e também o torneio de Roland-Garros, justamente o palco que o consagrou.

O ex-tenista demonstrou que esportistas ainda podem sobreviver mesmo após a aposentadoria. Seu carisma e seu legado permitiram que sua imagem permanecesse forte inclusive no exterior. Uma pena que não foi possível manter a popularidade do tênis aqui no Brasil como ocorria durante os tempos áureos do catarinense -a missão ficará para Bia Haddad, Marcelo Melo e outros que seguem conquistando títulos nas quadras.

É realmente impossível esquecer Guga. Se veículos de imprensa e torcedores hoje pouco se lembram do catarinense, empresas ainda lucram com a imagem do carismático ex-tenista. E, claro, sua presença frequente no Adsense são recordações frequentes daquele que colocou o Brasil no mapa do tênis mundial!  



Guga também segue prestigiado no exterior, fazendo anúncios para a Lacoste e também
para eventos na França (imagem extraída de www.facebook.com/gustavokuerten).




Nenhum comentário:

Postar um comentário