segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Dorival: Gênio ou Submisso?

Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Dorival Júnior conseguiu recolocar o Flamengo nos trilhos. O Rubro-Negro vinha jogando um futebol decepcionante e se aproximava da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro quando a equipe reagiu na tabela com a chegada do treinador. Ademais, o time da Gávea obteve resultados convincentes nos mata-matas e é finalista em ambas as copas (Libertadores e Copa do Brasil), podendo igualar o feito do Palmeiras em 2021.

O torcedor flamenguista, com base nos fatos aqui apresentados, está plenamente satisfeito com o trabalho do treinador, certo? Dorival definitivamente merece ser comparado ao lendário Jorge Jesus pelos seus feitos, correto?

Mais ou menos.

Alguns torcedores e jornalistas relataram que o trabalho do antecessor, Paulo Sousa, não teria decolado porque o treinador e o time não estavam em sintonia. O português teria desagradado aos líderes do elenco após barrar alguns dos medalhões que não estariam mais rendendo em campo.

Dorival, por sua vez, melhorou o clima no vestiário ao readmitir os veteranos barrados, à exceção do goleiro Diego Alves. Têm sido frequentes as críticas ao atual treinador por suas atitudes, principalmente quando jogadores menos quistos (Rodinei e Diego Ribas, especialmente) ainda recebem oportunidades ou quando o técnico insiste com os experientes enquanto torcedores clamam por renovação no elenco.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



As críticas direcionadas ao treinador são "diluídas" com a boa fase do Flamengo, mas sempre vêm a tona a cada tropeço rubro-negro. Os comunicadores são implacáveis nas derrotas ou empates: a culpa é da "submissão" de Dorival à "panela".

Dorival não está exatamente pressionado no cargo mas o treinador sabe que sua terceira passagem pelo Flamengo só será memorável com os títulos. Em caso de perda dos troféus, o treinador certamente "morrerá abraçado" com os jogadores que tanto insistiu manter em campo.

Todos os treinadores desejam vencer, mas, desejam se manter no cargo acima de tudo, afinal cada demissão é uma mancha no currículo e nem sempre alguma indenização milionária compensa. Dorival necessita dos resultados para seguir no comando e ele precisa do seu elenco para isto.

O treinador, portanto, deseja conquistar os troféus mais do que nunca para ser eternizado pelos seus feitos. Caso contrário, Dorival será lembrado pelos críticos como "o técnico que submeteu aos seus atletas" e certamente será apresentado à porta de saída junto com os jogadores contestados.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário