quinta-feira, 27 de outubro de 2022

O Fim de uma Era

Imagem extraída de www.facebook.com/riverplateoficial



Encerrou-se no dia 24 de outubro de 2022 um dos ciclos mais vitoriosos do River Plate, a "Era Marcelo Gallardo". O treinador, que estava à frente dos Millonarios desde 2014, já havia anunciado que não renovaria seu contrato com o clube e que deixaria o Monumental de Núñez ao término desta temporada. Foram 14 títulos conquistas com destaque para as duas Copas Libertadores (2015 e 2018) e uma Sulamericana (2014).

Gallardo assumiu o River Plate em 2014 com o clube ainda traumatizado pela crise que levou os Millonarios ao rebaixamento em 2011. Muñeco não apenas recuperou a autoestima do time como também recolocou a equipe na briga pelos títulos, conquistando a Sulamericana já no ano de sua estreia no banco de reservas.

O ex-meia, em pouco tempo, já havia devolvido ao River todo o respeito e dignidade que o clube merecia. Os ótimos desempenhos na Libertadores (foram dois títulos e um vice), o futebol vibrante e a competitividade da equipe fizeram dos Millonarios uma equipe novamente temida pelos rivais após tantos anos em crise.



Imagem extraída de www.facebook.com/riverplateoficial



O estilo de Gallardo, porém, foi se tornando previsível para os rivais, ao mesmo tempo que o River foi perdendo seus melhores jogadores para os clubes europeus. Com isso, o desempenho dos Millonarios foi minguando mesmo na Libertadores que havia se tornado a "especialidade" de Muñeco.

Gallardo, mesmo com a queda de rendimento, optou por renovar seu contrato com o River por mais uma temporada ao final de 2021, algo que considerei um erro visto que já eram evidentes os indícios de que o time necessitava de uma reformulação.

A temporada final de Gallardo no River foi sem títulos, a evidência final de que seu estilo já não estava mais fazendo a diferença. Mesmo assim, tudo o que Muñeco conquistou no banco não foi esquecido, nem pelo clube, nem pelo torcedor. O ex-meia recebeu muitas e merecidas homenagens por tudo o que fez pela instituição, como podemos ver nas fotos que ilustram este texto.

Ainda não se sabe qual será o futuro de Muñeco após sua saída do River. A Europa parece o destino mais provável mas há clubes brasileiros interessados nos serviços do argentino e em condições de bancar seus salários. Eu, porém, gostaria muito de ver Gallardo comandando a Seleção Argentina para o próximo ciclo -seu estilo seria facilmente assimilado pela Albiceleste e o ex-meia teria estofo para comandar uma renovação na equipe.

A "Era Marcelo Gallardo" acabou no River Plate mas seu legado permanecerá para sempre no Monumental de Núñez. O clube e o torcedor jamais se esquecerão do vitorioso Muñeco que realizou grandes façanhas pela instituição, tanto como jogador quanto como treinador.



Imagem extraída de www.facebook.com/riverplateoficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário