domingo, 16 de outubro de 2022

A Consagração das Baixinhas

Nestes times, as grandonas guardavam as cestas mas
eram as baixinhas quem mais faziam o "trabalho sujo"!



Aprendi com o Barcelona de Guardiola que força e, principalmente, tamanho não são tudo no esporte. Algumas modalidades como o vôlei e o basquete privilegiam demais a altura de seus praticantes visto que é muito mais fácil para um jogador alto realizar uma cesta ou subir à rede. Mas mesmo pessoas de baixa estatura conseguem se impor em tal cenário como eu mesmo pude testemunhar.

2013. Fui ao Interanos (encontro de ingressantes dos mais variados anos) promovido pela faculdade onde me graduei. O evento foi realizado no CEPEUSP (clube destinado a alunos, docentes e funcionários da USP) como de praxe. Eu estava dando voltas aleatórias pelo local para tirar algumas fotos do evento até que eu encontrei o time feminino de basquete da Farmácia.

Conversei rapidamente com o treinador e com algumas das jogadoras, que eu havia monitorado durante a disciplina de fisiologia. Haveria um jogo amistoso entre as integrantes da equipe -divididas em "time vermelho" e "time amarelo". As partidas, geralmente são realizadas entre ingressantes e veteranos, mas não houve tal separação para o confronto.






O time de vermelho, que contava com duas jogadoras bastante altas, levou vantagem durante a maior parte do tempo -uma delas, inclusive, foi a cestinha da partida. Mas eu observei que eram as alunas de baixa estatura quem melhor conduziam as jogadas. As "baixinhas" eram muito mais velozes em quadra, conseguiam proteger melhor a bola e seus passes eram mais difíceis de serem interceptados.

Minha teoria -lembrando que entendo pouco de basquete- era de que a modalidade privilegia a altura em demasia, esquecendo-se do solo. As "baixinhas" conseguiam tirar proveito deste "ponto cego" onde as jogadoras mais altas têm mais dificuldade para atuar. Muito semelhante ao Barcelona de Guardiola onde os pequenos Xavi e Iniesta conseguiam trabalhar a bola no chão sendo pouco incomodados pelos rivais grandões.

Fiquei maravilhado com o que eu assisti. Um esporte que sempre privilegiou a estatura de seus praticantes ainda tinha espaço para as "baixinhas". Muitas pessoas gostam de basquete mas têm medo de se arriscar na modalidade por não se considerarem "altas o suficiente". O que eu assisti no CPEUSP durante aquele dia foi uma clara demonstração de que a altura não era o único requisito para as quadras.

Guardiola tinha razão no fim das contas. Ser forte e alto não é tudo no esporte, mesmo no basquete. As "baixinhas" da Farmácia demonstraram isto em quadra.







Nenhum comentário:

Postar um comentário