segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Moderno X Arcaico

Imagem extraída de www.facebook.com/copasudamericana



O Independiente del Valle é bicampeão da Copa Sulamericana. A equipe do Equador colhe os frutos de um trabalho muito bem planejado e executado. O São Paulo, que havia sacrificado tudo em prol da competição, teve de se contentar com o vice e agora terá de lutar por uma vaga na Libertadores 2023 via Campeonato Brasileiro, onde está a dez pontos atrás do 6º colocado.

O clube equatoriano ganhou notoriedade internacional há pouco tempo mas quem acompanha a instituição através do noticiário esportivo não se surpreendeu com o seu triunfo sobre o São Paulo. O Independiente del Valle é um time relativamente jovem -foi fundado em 1958 como "Club Deportivo Independiente" e foi adquirido por um empresário em 2006 e rebatizado com o nome atual. 

O novo proprietário passou a investir pesadamente no clube, principalmente nas categorias de base. Jogadores de renome na Europa como o meia Moisés Caicedo (do Brighton) e o defensor Piero Hincapié (hoje no Bayer Leverkusen) foram revelados pelos Negriazules. Sem ter como segurar suas joias ante o assédio de times mais endinheirados, os equatorianos reinvestem boa parte do lucro na formação de novos atletas, obtendo assim um modelo financeiro relativamente sustentável.

O Independiente del Valle também possui uma mentalidade de trabalho muito bem definida e seus dirigentes apostam na continuidade de tal filosofia. Tanto que os seus treinadores possuem ampla estabilidade no cargo e a contratação de novos técnicos sempre leva em conta o alinhamento das ideias do comandante com as da instituição.



Imagem extraída de www.facebook.com/independientedelvalle



Tudo o que o Independiente del Valle construiu contrasta com a estrutura arcaica do São Paulo. Outrora considerado um "modelo de gestão", o Tricolor parou na década de 2000 (quando faturou sua última Libertadores e os três Campeonatos Brasileiros) e acabou ultrapassado pelos rivais. Os seus dirigentes e alguns de seus torcedores, porém, ignoram o fato e continuam se apegando ao passado glorioso ao invés de admitirem que o clube necessita de uma modernização.

O São Paulo, mesmo com uma dívida recorde de quase R$ 1 bilhão, ainda possui uma folha salarial muito maior que a do Independiente del Valle, como bem observou um internauta do Twitter. Mesmo assim, o Tricolor foi batido pelo Negriazul. Uma demonstração de que não basta apenas ter dinheiro, é necessário saber como utilizar tais recursos.

O clube do Morumbi, aliás, vem se tornando uma verdadeira máquina de queimar dinheiro. O São Paulo tem contratado treinadores e jogadores quase sem nenhum critério para depois dispensá-los ao menor sinal de crise, o que aumenta ainda mais o endividamento. Não obstante, os dirigentes rapidamente cedem aos protestos da torcida ou à pressão dos conselheiros que dão sustentação aos mandatários, ao invés de agirem com racionalidade.

O Tricolor agora corre o risco de se afundar ainda mais visto que os dirigentes estavam contando com o título da Sulamericana e a consequente classificação para a Libertadores 2023 para aliviar as finanças. Paralelo a isto, o presidente Julio Casares deseja mudar novamente o estatuto do clube para que possa se reeleger (algo que já causou problemas ao clube durante a era Juvenal Juvêncio) enquanto alguns cartolas têm resistido ao projeto de transformar o São Paulo em um clube-empresa.

O Independiente del Valle, portanto, deu uma lição no São Paulo dentro e fora de campo. O clube equatoriano venceu os paulistas na bola e ainda demonstrou que de nada adianta um time possuir tradição se as entranhas estiverem podres.

O São Paulo deveria aprender com o Independiente del Valle em todos os sentidos ao invés de iniciar uma "caça às bruxas" após o vice na Sulamericana. Há plenas condições para isto incluindo infraestrutura, categorias de base e treinadores capazes. Falta, porém, humildade para admitir que o clube está ultrapassado e que o Tricolor precisa adotar novos modelos administrativos. Enquanto isto não for feito, resultados como os de sábado ainda serão frequentes.

 

Imagem extraída de www.facebook.com/copasudamericana



LEIA MAIS:



André Rocha: "Bicampeão Del Valle aponta um bom caminho, inclusive para o São Paulo": t.co/B4uavPQLsg

Painel Tático: "Miguel Ángel Ramírez e a importância de olhar processos antes de pessoas": ge.globo.com/blogs/painel-tatico/post/2022/05/31/miguel-angel-ramirez-e-a-importancia-de-olhar-processos-antes-de-pessoas.ghtml

Trivela: "O ótimo trabalho do Independiente del Valle impulsiona não só o clube, mas também a seleção do Equador": trivela.com.br/america-do-sul/sul-americana/o-otimo-trabalho-do-independiente-del-valle-impulsiona-nao-so-o-clube-mas-tambem-a-selecao-do-equador




Nenhum comentário:

Postar um comentário