domingo, 23 de outubro de 2022

Touch... O quê?!

Não me perguntem as regras desse jogo! Eu não entendi nada!



Eu conheci melhor o rúgbi em 2015, conforme eu relatei em outro post aqui no blog. Até então, eu não sabia diferenciar a modalidade de seu "primo", o futebol americano. Mais tarde, porém, conheci uma outra variedade do jogo da qual não entendi bulhufas como funcionava.

2015. Fui a mais um Interanos, ocorrido no Colégio Assunção localizado no bairro do Jardins, entre a Zona Oeste e a Zona Sul de São Paulo. Durante a ocasião, a universidade havia vetado as festas no campus e a Atlética optou por realizar o evento em outros locais onde houvesse quadras disponíveis para os jogos.

Fui informado que haveria uma partida de "touch rugby" por volta do meio-dia. Eu perguntei aos organizadores do que se tratava o jogo, bem como as suas diferenças para o rúgbi normal mas não entendi quase nada. Como o jogo ocorreu durante o meu horário de almoço, não pude ver muita coisa e acabei tirando poucas fotos.

Teria contato com o tal touch rugby novamente em 2019 durante outro Interanos, desta vez realizado no campus da universidade. Na ocasião, eu tive mais tempo de assistir à partida e de tirar fotos melhores, mas continuei sem entender as regras do jogo -apenas vi os jogadores correndo atrás da bola de um lado para o outro sem que eu compreendesse o objetivo!



Em 2019, eu tive mais tempo para acompanhar o touch rugby mas continuei não entendendo nada!



Restou pedir ajuda para o Google mas não adiantou muita coisa: o próprio buscador utiliza termos muito técnicos para explicar o jogo -e todos incompreensíveis para quem não tem intimidade com a bola oval! Não entendi nada do que é "tackle", "try" ou coisas do gênero!

O pouco que eu pude compreender a respeito do jogo: trata-se de uma variação direcionada para os iniciantes do rúgbi. A modalidade permite formar times com jogadores de ambos os gêneros, é menos exigente sob o ponto de vista físico e menos "pegado" também. As regras também são simplificadas e é possível jogar em espaços menores.

O rúgbi é um jogo que muitos acreditam ser brutal e violento, o que acaba afastando muitos iniciantes -eu mesmo só desmistifiquei essa visão em 2015, conforme relatado há alguns parágrafos acima. O touch rugby provavelmente foi criado com o intuito de acabar com tal preconceito, bem como introduzir os iniciantes na modalidade.

Hoje eu entendo o rúgbi graças àquele almoço de 2015 mas a sua variação touch ainda é totalmente incompreensível para mim! Acho que terei de esperar algum outro Interanos para assistir a outra partida com mais calma e, quem sabe, desmistificar suas regras!



Se você quiser me explicar as regras desse "jogo esquisito", fique à vontade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário