sábado, 1 de outubro de 2022

O Demolidor de Gigantes

Imagem extraída de www.facebook.com/dinamo



Talvez você nunca tenha ouvido falar de Mislav Oršić, meia croata que atualmente defende o Dinamo Zagreb. Confesso que eu também jamais havia ouvido falar a respeito do atleta até 2021, quando o jogador passou a realizar diversas façanhas em campo.

Oršić tinha tudo para ser mais um desconhecido no futebol. A sua carreira fora tímida na Europa (teve passagens apagadas pela Itália e Eslovênia, além de seu país natal) e o meia só teve alguma notoriedade na Ásia, defendendo clubes na China e Coreia do Sul. Retornou ao Velho Continente em 2018 para defender o Dinamo Zagreb.

O Dinamo Zagreb é o maior clube da Croácia com 63 títulos na Prva HNL, a liga local. Os Plavi praticamente monopolizam o futebol do país com pouquíssimos rivais que façam frente à equipe da capital croata, mas seu desempenho internacional é modestíssimo e uma mera participação na Champions League já é um grande prêmio aos seus torcedores.

A grande virada na carreira de Oršić se deu em 2021 durante as oitavas-de-final de Europa League. O Dinamo Zagreb precisava reverter uma desvantagem de 2x0 contra o Tottenham. O jogador anotou um hat-trick que decretou a classificação dos croatas e a consequente eliminação dos Spurs, que eram francos favoritos a avançar.



Imagem extraída de www.facebook.com/cff.hns



Oršić, ainda em 2021, aprontaria mais uma. Suas performances no Dinamo não passaram desapercebidas pelo treinador Zlatko Dalić, que convocou o meia para a Eurocopa daquele ano. O armador entrou aos 22 minutos do segundo tempo nas oitavas-de-final e arrancou um empate improvável sobre a Espanha (o placar estava 3x1 para a Furia) com um gol e uma assistência para Mario Pašalić. Só não conseguiu evitar a eliminação porque Dani Olmo conseguiu aproveitar os espaços deixados por Gvardiol durante a prorrogação.

O camisa 99 também já aprontou no começo desta temporada. Oršić anotou o único gol na vitória sobre o Chelsea em partida válida pela fase de grupos da Champions League e causou a demissão do treinador Thomas Tuchel dos Blues.

Uma pena que Oršić tenha sido descoberto tardiamente. O meia já está com 29 anos (completa 30 no dia 29 de dezembro) e dificilmente ele conseguirá um clube melhor que o Dinamo Zagreb para realizar façanhas ainda maiores. O jogador, em decorrência disto, raramente é titular em sua seleção, visto que Zlatko Dalić geralmente opta por atletas que atuem em ligas mais competitivas como Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália.

Vale, ainda assim, ficar de olho em Mislav Oršić, tanto no Dinamo Zagreb quanto na Seleção Croata. O jogador já realizou muitas façanhas e possui muito potencial para novas surpresas. O Tottenham, o Chelsea e a Seleção Espanhola são provas cabais de que não se pode subestimar o "desconhecido" meio-campista...



Nem mesmo Oršić parece ter acreditado no gol que ele anotou
 sobre o Chelsea (imagem extraída de www.facebook.com/cff.hns )!




Nenhum comentário:

Postar um comentário