domingo, 2 de outubro de 2022

Perdido na Faculdade

Aí você chega para a matrícula da sua faculdade, vê
essa multidão e se pergunta: "o que eu faço agora"?



O dia da matrícula na faculdade deveria ser inesquecível para mim afinal passei dois longos anos estudando em um cursinho para ingressar em alguma universidade pública. Era hora de colher os frutos de um trabalho tão árduo, afinal de contas. Porém, houve uma quantidade tão grande de acontecimentos durante aquela data que eu simplesmente me esqueci de 90% das informações que eu recebi.

Cheguei pontualmente às 14h na Faculdade de Ciências Farmacêuticas para me matricular. Lembro que eu era um dos primeiros da fila mas já havia uma grande multidão no local incluindo alunos veteranos, pais de alunos, alguns curiosos e diversos ingressantes que estavam tão perdidos quanto eu.

Fui à secretaria da faculdade onde realizei a matrícula propriamente dita. Feito isto, fui apresentado a diversas entidades relacionadas à instituição. Foram tantas que mal me lembrava de seus nomes, de suas funções e das pessoas responsáveis por elas. Como disse a minha amiga Fernanda, "saí de lá sem saber a diferença entre Centro Acadêmico e Atlética". 

As entidades hoje possuem tendas decoradas e a internet ajuda na explanação das informações, mas durante o dia da minha matrícula, fui apresentado a elas em cabines improvisadas (montadas com mesas estudantis e papelão) que estavam anexas à secretaria. Só me recordo que recebi um monte de panfletos (que eu mal consegui ler) e que deixei meu e-mail para contato umas quatro ou cinco vezes.






Acho que só descobri a diferença entre as entidades durante a primeira semana de aula -que não ministrou conteúdo formal, apenas houve uma recepção aos ingressantes. Eram elas: Centro Acadêmico (representação discente), Atlética (organiza festas e eventos esportivos), Farma Júnior (uma empresa de consultoria organizada pelos próprios alunos) e a Farmácia Acadêmica (ou "Farmacinha", uma drogaria também mantida pelos próprios universitários).

Não faria diferença para mim visto que eu não estava interessado em participar de nenhuma das entidades inicialmente, afinal eu pretendia ir à faculdade apenas para estudar e colar grau o quanto antes. Como escrevi em outros textos anteriores, eu considerava tudo aquilo uma "perda de tempo" e a confusão no dia da matrícula serviu para aumentar meu desinteresse.

Compreendi a importância de tais entidades apenas depois que eu me formei e ingressei na pós-graduação. Conversando com alguns alunos da faculdade, eu percebi que poderia ter feito da minha graduação algo muito mais marcante através daquelas organizações, além de adquirir outras habilidades que poderiam contribuir com o meu desenvolvimento, sejam estas sociais ou profissionais.

Fico feliz em saber que durante os dias atuais é muito mais fácil compreender o que são as entidades que representam a faculdade e também os seus objetivos. Eu tive um primeiro contato totalmente "esquecível" com todas elas visto que eu mal me lembrava de seus nomes e de suas finalidades após a minha matrícula!



Eu entrei nessa porta aí e saí de lá mais perdido que cego em tiroteio!




Nenhum comentário:

Postar um comentário