domingo, 14 de março de 2021

Acidentes Acontecem

 




Final do meu primeiro ano de faculdade. Alguns dos meus colegas decidiram fazer um churrasco de confraternização e também um amigo secreto para comemorarmos. Tivemos um início difícil na graduação, em especial com a disciplina de química orgânica. A gente, portanto, merecia relaxar um pouco.

Meu amigo cedeu o salão de festas do prédio onde ele morava, localizado no bairro da Vila Indiana bem atrás da USP. Combinamos de nos encontrar no Instituto de Química pela manhã e rumamos todos a pé até o condomínio.

No próximo final de semana, porém, aconteceria o Interanos, aquela confraternização em que alunos dos mais variados anos participam para trocar experiências. Seria a nossa primeira vez no evento. Eu não iria e acabei nem indo dado o meu temperamento.

Meus colegas, no entanto, iriam participar e decidiram treinar para os jogos de futsal que seriam realizados entre calouros contra veteranos. Havia uma quadra no condomínio e poderíamos usá-la. Meus amigos, então, aproveitaram a ocasião para praticar.

Realizamos a troca de presentes, almoçamos e, então, os rapazes se uniformizaram para praticar. O treinamento do nosso time masculino transcorreu sem grandes percalços. Os homens bateram uma bola, ensaiaram algumas jogadas e jogaram durante uma hora aproximadamente.






Chegou a vez das garotas praticarem. Enquanto os rapazes descansavam do treinamento, as moças se uniformizaram e foram à quadra se preparar para o Interanos. A partida delas, contudo, foi bem mais conturbada!

Conversava com os meus amigos enquanto as garotas se aqueciam em quadra quando uma delas acertou um chute bastante potente, digno de um Branco na Copa de 94. Meu colega acabou disparando que a garota era o "canhão da Farma" tamanho o impacto da bolada.

Meu colega, porém, percebeu que cometera uma enorme gafe, afinal "canhão" é uma gíria que significa "mulher feia" em alguns Estados do Brasil! Meu amigo, constrangido, correu para pedir desculpas mas a garota compreendera que ele não havia feito por mal. E os dois caíram na risada!

Uma outra garota, mais tarde, caiu de joelhos em quadra após uma dividida. Ela, felizmente, não se machucou no lance, mas sua legging rasgou. Fui ver se estava tudo bem com ela e conversamos um pouco passado o incidente. Pensava em alguma maneira para consolá-la visto que sua calça preferida fora danificada durante a partida.

Não fui ao Interanos e sequer perguntei como haviam sido as partidas. Os rapazes, por acaso, me falaram de alguns lances ríspidos durante algumas conversas. Não tive notícias de como as garotas se saíram.

Confesso que me arrependo de não ter ido àquele Interanos. Só iria à confraternização em 2009 quando eu já não frequentava mais a Farmácia. Não dei o devido valor à minha graduação e aos meus colegas durante meus anos de aluno, mas pude viver boa parte destas emoções posteriormente graças aos graduandos que eu monitorei. 






Em Tempo: as fotos aqui utilizadas são do Interanos 2019. Eu não possuía máquina fotográfica na época e as câmeras digitais eram extremamente caras no início dos anos 2000. Mais um lamento de meus anos de graduação...




Nenhum comentário:

Postar um comentário