segunda-feira, 1 de março de 2021

A Minha Seleção do Campeonato Brasileiro 2020

Imagem extraída de www.facebook.com/CBF



Hoje o blog Farma Football está completando oito anos de existência e faremos, mais tarde, um post especial para comemorarmos. E, se der tudo certo, teremos novidades, tanto para este diário, quanto para a Farmácia dos Games!

Pensei, em princípio, fazer um post criticando alguns de nossos clubes que insistem em disputar os inúteis estaduais com seus titulares quando deveriam oferecer férias a seus jogadores após uma temporada extenuante.

Optei, porém, por trazer algo mais alegre para um dia tão especial como hoje e decidi resgatar outra tradição do blog que é eleger o meu "Onze Ideal" do  Brasileirão 2020 que, obviamente, será bem diferente daquele eleito pela Globo, pela ESPN, pelo Lance e por outros veículos de imprensa.

Não foi fácil escolher os onze atletas visto que o nível da competição foi muito ruim e as equipes oscilaram muito, bem como os jogadores. Tudo devido à sequencia de jogos extenuante. Ainda assim, tivemos algumas boa atuações que merecem destaque.

Estou adotando a formação em 4-3-3, a minha preferida, enquanto os outros veículos elegem o seu onze ideal em 4-4-2. Questão de gosto pessoal. Vamos, então, à minha seleção do Campeonato Brasileiro 2020!



GOLEIRO: TIAGO VOLPI (São Paulo)



Imagem extraída de www.facebook.com/TiagoVolpi90



Estava entre Volpi e Weverton (do Palmeiras). Discordando dos outros veículos de imprensa, optei pelo arqueiro são-paulino levando em conta o desempenho de sua equipe no Brasileirão (4º para o Tricolor contra 7º do Verdão), os pênaltis defendidos e o fato do goleiro ter salvado seu time em muitas ocasiões. Mas o catarinense também merece ser lembrado por algumas falhas grotescas cometidas ao longo do campeonato.



LATERAL-DIREITO: MAURICIO ISLA (Flamengo)



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Aqui eu não tive muitas dúvidas para escolher, afinal Isla foi muito bem no Brasileirão e a torcida não sentiu saudades de Rafinha graças ao chileno. O jogador não é muito seguro na defesa mas é um verdadeiro monstro no ataque.



ZAGUEIRO: GUSTAVO GÓMEZ (Palmeiras)



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



Gómez levou com sobras em minha eleição. O zagueiro foi bastante regular no Brasileirão, teve muitas atuações seguras, anotou alguns gols e foi um verdadeiro líder em campo, merecendo a faixa de capitão na ausência de Felipe Melo. Não levei isto em consideração nos critérios, mas o paraguaio também merece ser elogiado por suas atuações nas demais competições disputadas pelo Palmeiras.



ZAGUEIRO: JUNIOR ALONSO (Atlético Mineiro)



Imagem extraída de www.facebook.com/atletico



Temos uma dupla paraguaia na zaga! Aqui acabei embarcando na opinião dos jornalistas visto que não encontrei nenhum outro defensor de destaque além de Gómez. Junior Alonso, que foi um dos muitos reforços contratados a pedido de Sampaoli, não impediu que a instável defesa do Galo fosse vazada mas o defensor fez a sua parte quando exigido.



LATERAL-ESQUERDO: MATÍAS VIÑA



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



Pensei, inicialmente, em eleger o atleticano Guilherme Arana, concordando com os jornalistas. Mas o uruguaio foi muito melhor e mais completo na opinião do blogueiro por atacar e defender com a mesma eficiência. E que eficiência! Com a escolha de Viña, tivemos uma linha de defesa estrangeira!



VOLANTE: GERSON (Flamengo)



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Aqui eu estava entre Gerson ou os colorados Rodrigo Dourado e Edenílson. Optei pelo flamenguista por ser mais talentoso e por ter sido fundamental para a conquista do título.



MEIA: GIORGIAN DE ARRASCAETA (Flamengo)



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Arrasca levou com sobras neste quesito pela sua regularidade, pelo seu talento e pela sua contribuição com o título. O uruguaio manteve o bom desempenho da temporada 2019 e demonstra que ainda é muito útil para a equipe.



MEIA: THIAGO GALHARDO (Internacional)



Imagem extraída de www.facebook.com/scinternacional



Estava entre Claudinho (Red Bull Bragantino) e Galhardo. O meia colorado acabou sendo eleito levando-se em conta o desempenho de sua equipe, os muitos gols anotados e também o fato do jogador ter voltado bem mesmo após a lesão e a quase venda para um time do Oriente Médio. A volta por cima do atleta pesou muito para o blogueiro. E sua convocação para a Seleção Brasileira também foi considerada.



ATACANTE: PEDRO (Flamengo)



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Pedro foi o jogador que eu mais senti falta nas eleições dos veículos de imprensa. O atacante foi a melhor contratação da temporada, fez muitos gols, foi decisivo, jogou mais do que seus colegas de posição e virou ídolo da torcida mesmo sendo identificado com o rival Fluminense. E ainda chegou à Seleção Brasileira.



ATACANTE: LUCIANO (São Paulo)



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



A única contratação do São Paulo na temporada foi certeira: o atacante Luciano foi um dos poucos que se salvou em uma equipe totalmente instável, e seus gols foram importantes para a classificação do Tricolor para a Libertadores. E ele foi um dos artilheiros da competição junto com Claudinho, ambos com 18 tentos anotados.



ATACANTE: YEFFERSON SOTELDO (Santos)



Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc



Dúvida cruel: deveria colocar Marinho ou Soteldo para completar o ataque? A maioria dos colegas optou pelo alagoano, mas eu escolhi o venezuelano que jogou muita bola em 2020, atuou em várias posições no ataque (meia e atacante) e encantou os fãs com seu estilo que combina velocidade, talento e raça.



TREINADOR: CUCA (Santos)



Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc



Estava entre Abel Braga e Cuca. O paranaense acabou levando pelo tempo (ele esteve no comando do Peixe durante toda a duração do campeonato), precisou lidar com uma série de problemas (salários atrasados, elenco curto, falta de contratações, ...) e, mesmo assim, o time vingou. O treinador foi o grande diferencial para o Santos sem dúvida alguma.



REVELAÇÃO: PATRICK DE PAULA (Palmeiras)



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



Vocês não imaginam o trabalho que deu escolher um jogador para este quesito! Tive de correr nome a nome dos jovens jogadores até encontrar algum que tivesse estreado na Série A em 2020! O volante Patrick de Paula foi um dos poucos talentos que se encaixava no quesito. O meio-campista chegou a estar em baixa no começo da temporada e quase foi negociado, mas foi salvo por Abel Ferreira e hoje se mostra pronto para herdar a vaga de Felipe Melo quando o veterano pendurar as chuteiras.



CRAQUE DO BRASILEIRÃO: GIORGIAN DE ARRASCAETA (Flamengo)



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



De Arrascaeta leva mais um voto do blogueiro. Pesaram na decisão os mesmos argumentos que eu mencionei anteriormente: o título, a regularidade e a grande contribuição do jogador para a conquista.



A minha seleção do Brasileirão 2020 escalada
em 4-3-3 (imagem obtida via www.footballuser.com)




Nenhum comentário:

Postar um comentário