terça-feira, 23 de março de 2021

Mala Austríaca

Berger (direita) aprontou todas com Senna! E mais algumas
(imagem extraída de www.facebook.com/oficialayrtonsenna)!



Ayrton Senna completaria 61 anos no dia 21 de março. Ao longo de sua vitoriosa carreira, o piloto enfrentou muitos grandes rivais incluindo o compatriota Nelson Piquet, o inglês Nigel Mansell e o francês Alain Prost. Mas nenhum deles foi tão terrível quanto o austríaco Gerhard Berger, o seu companheiro de McLaren entre 1990 e 1992.

Berger era o "segundo piloto" da McLaren e sua função nas pistas era ser um escudeiro para Senna. O relacionamento entre os dois, contudo, era bastante amistoso, contrastando com a atualidade quando a rivalidade ocorre até mesmo entre companheiros de escuderia. O brasileiro e o austríaco sempre se deram muito bem, dentro e fora das pistas. Até demais!

Nós brasileiros somos vistos como um povo simpático pelos estrangeiros mas, por vezes, eles também nos veem como "inconvenientes" pelo excesso de brincadeiras. Berger, porém, era o fanfarrão da dupla enquanto Senna era sempre sério, concentrado e obcecado pelo desempenho nas pistas.

Não se sabe quem atirou a primeira pedra, mas a fama de zoeiro acabou ficando toda com Berger. Suas histórias com o brasileiro já se tornaram lendas nos bastidores da Fórmula 1. Algumas delas podem até ser consideradas "sem noção" -os links para as histórias estão no final do texto.



Imagem extraída de www.facebook.com/oficialayrtonsenna



Berger, porém, nunca faltou com o respeito e com o profissionalismo com Senna. O austríaco cumpria bem o seu papel nas pistas e, verdade seja dita, contribuiu muito com os dois títulos do brasileiro pela McLaren. A zoeira ficava mesmo restrita aos bastidores.

A dupla Senna-Berger foi desfeita em 1993 quando o austríaco migrou para a Ferrari, mas a amizade entre os dois permaneceu. Até hoje o piloto europeu mantem contato com a família de seu finado amigo e foi um dos mentores de Bruno Senna, sobrinho do brasileiro.

Berger, aliás, quase sempre é perguntado a respeito da relação com Senna durante as entrevistas, mesmo na mídia internacional. E, claro, quase sempre há os questionamentos a respeito das brincadeiras com Ayrton. E o próprio austríaco faz questão de contar como planejou e executou cada uma das pegadinhas.

Senna teve muitos adversários difíceis mas nenhum tão terrível quanto Berger. Tudo o que o austríaco fazia pelo brasileiro nas pistas era pago com juros nos bastidores! O europeu aprontou todas com Ayrton mas não deixava de ser uma demonstração de amizade entre os dois.



Imagem extraída de www.facebook.com/Formula1



AS ZOEIRAS DE BERGER:








Houve, ainda, um incidente de trânsito envolvendo a dupla em Nevers (França) e que foi publicado na revista Quatro Rodas deste mês mas não encontrei o link para o texto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário