sexta-feira, 26 de março de 2021

Pensador Tricolor

Alex é identificado com o Palmeiras mas aceitou trabalhar no arquirrival
São Paulo (imagem extraída de www.facebook.com/AlexDeSouza).



O São Paulo acertou há alguns dias a contratação do ex-meia Alexsandro de Souza, o Alex, para comandar o time sub-20 no lugar de Orlando Ribeiro. O anúncio oficial, contudo, ainda não foi realizado mas a mídia já declara como certa a ida do paranaense a Cotia. A ideia, segundo jornalistas, é que o ex-armador seja preparado nas categorias de base do Tricolor para assumir a equipe principal algum dia.

Alex já defendeu muitos grandes clubes ao longo de sua carreira, incluindo Coritiba, Cruzeiro, Flamengo Fenerbahçe (Turquia), Parma (Itália) e o arquirrival Palmeiras, onde conquistou Libertadores em 1999 e, ironicamente, ficou marcado por fazer um gol de cobertura em Rogério Ceni. O ex-armador também passou pela Seleção Brasileira onde conquistou duas vezes a Copa América (1999 e 2004, tendo capitaneado o Brasil nesta última) mas nunca disputou uma Copa do Mundo.

O ex-meia sempre demonstrou muito interesse no futebol também fora das quatro linhas. Durante seus últimos anos como atleta, Alex foi um dos articuladores do movimento Bom Senso FC junto com o hoje ex-zagueiro Paulo André, que reivindicava melhorias em nosso esporte. O ex-armador também já foi comentarista esportivo e, recentemente, começou a estudar para se tornar treinador. O paranaense também já se mostrou um líder nato, tendo sido capitão do Coritiba, Fenerbahçe e da Seleção Brasileira.



Alex sempre foi questionador e demonstrou muito esclarecimento
em entrevistas (imagem extraída de www.facebook.com/AlexDeSouza)



O São Paulo, sem dúvida, fez uma excelente contratação. Alex é muito inteligente e estudioso, além de possuir muita experiência nos gramados. Ele certamente terá muito a acrescentar ao clube e pode ensinar aos garotos algo mais do que apenas futebol. Ele possui potencial para se tornar um grande treinador algum dia.

Os dirigentes tricolores, porém, devem ter consciência de quem é Alex. O ex-meia sempre foi um jogador consciente, esclarecido e questionador. Ele em nada lembra os atletas alienados que pensam apenas em festas ou marketing pessoal, ignorando os problemas em nossa sociedade. O São Paulo, por outro lado, há anos deixou de ser um clube-modelo e seus cartolas vêm tomando muitas decisões questionáveis sob vários pontos de vista, inclusive o moral. Podemos prever, portanto, treinador e instituição entrando em rota de colisão em alguns momentos.

O Tricolor acertou ao trazer o ex-meia mas pode ter arrumado um novo problema. O presidente Julio Casares terá de administrar muito bem a personalidade questionadora de Alex e as decisões do clube para que ambas não entrem em choque. O ambiente tem sido um problema recorrente no São Paulo e trazer paz ao Morumbi é o primeiro passo para que o time possa voltar a brigar pelos títulos.

Estou muito contente com a contratação de Alex pelo São Paulo. É uma pessoa inteligente, estudiosa e contestadora. Ele tem muito a acrescentar ao clube, seja na esfera esportiva, seja na filosófica. Os dirigentes, no entanto, devem ter consciência que indivíduos com este perfil podem trazer "efeitos colaterais". A conferir.



Imagem extraída de www.facebook.com/AlexDeSouza



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário