terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Eu e o Basquete




Aqui no meu blog, eu abordei vários tipos de esporte, em especial o futebol e o vôlei, as modalidades que eu mais aprecio e das quais sou fã declarado. Tivemos também algumas poucas postagens sobre automobilismo, ginástica e lutas.

Eu, no entanto, nunca fiz um post sobre basquete. Minha única citação a respeito da modalidade foi uma comparação entre o Tiki-Taka de Guardiola com o "Triângulo Ofensivo" de Phil Jackson (que foi feita em 2011 pela revista Veja). E nunca mais voltei a mencionar a categoria.

Poderia justificar minha falta de interesse pelo basquete por vários motivos: pouca divulgação da modalidade nos canais abertos, jejum de títulos de nossas seleções, ausência de ídolos ou mesmo o pouco acesso ao campeonato norte-americano (o maior do mundo). Eu, no entanto, prefiro dizer que nunca fui atrás de informações a respeito da modalidade. Até costumo brincar e dizer que sou do tempo do Michael Jordan, da Paula e da Hortência, tamanha a minha desatualização no assunto. Até tenho conhecimento das regras, mas não me considero um "entendido" neste esporte.

No último domingo, no entanto, eu estava em um encontro de alunos e ex-alunos de minha faculdade. Encontrei o treinador e algumas atletas do time feminino da instituição e resolvi acompanhá-los neste ano -geralmente, costumo assistir às partidas de futebol de salão. E me surpreendi com o que vi.

Assisti a um amistoso realizado entre as garotas do próprio time e gostei muito do que vi. Obviamente, as atletas de maior estatura tinham vantagens, mas me surpreendeu ver como as "baixinhas" jogavam: agilidade, velocidade, movimentação e muita, mas muita determinação em quadra. Para mim, havia caído o mito de que apenas atletas altas são boas jogadoras.

Era apenas um amistoso, mas foi uma partida disputada, brigada e movimentada. Uma das regras do basquete impede que haja contato entre as jogadoras, mas era magnífico como as meninas disputavam a posse da bola. Nada da brutalidade típica dos jogos de futebol, apenas desarmes com o mínimo de contato entre as participantes.

Já acompanhei partidas de basquete pela televisão, mas jamais havia assistido a um jogo com tamanho interesse. Foi uma experiência marcante para mim.

Talvez eu devesse dar mais chances ao basquete e acompanhar com mais assiduidade este esporte que consiste em lançar uma bola ao cesto. Eu descobri a sua magia neste domingo e agora falta explorá-la com mais calma e interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário