domingo, 13 de novembro de 2022

A Batalha dos Agachamentos




Eu não tenho muitas histórias boas do meus tempos de colégio, sobretudo no âmbito esportivo. Eu era péssimo em educação física e tinha poucos amigos durante aquele período. Salvo pelo meu último ano, quando conheci várias pessoas legais, não sinto lá muitas saudades daquela época. Cabe mencionar, aliás, que a escola onde estudei fechou as portas em meados de 2010 e não tenho fotos de lá para ilustrar este post.

As aulas de educação física, porém, proporcionaram alguns momentos, digamos, bizarros e que foram testemunhados pelo blogueiro. O professor adotava métodos pouco ortodoxos de ensino e as consequências eram igualmente imprevisíveis.

Um dia o professor promoveu uma "competição de agachamentos" entre os alunos. O objetivo era realizar o movimento do tipo "sumô" até cansarmos. O docente registrava o nosso tempo de exercício e depois nos dispensava da aula. E ele ainda nos alertou que poderíamos ter dificuldades para caminhar após tantas repetições.

O professor, antes de iniciar a "competição", informou que uma garota da 8ª série -eu estava no 2º colegial na época- fora a recordista da prova com vinte minutos realizando o movimento sem parar. Eu não estava nem um pouco disposto a bater aquela marca e minha única preocupação era não ser o primeiro a desistir. Mas um colega de classe afirmou que estava determinado em superar a aluna recordista.






Começamos a maratona de agachamentos "sumô". Procurei realizar os movimentos em um ritmo lento para não me desgastar. Observei os outros alunos desistindo aos poucos. Quando vi que já havia um bom número de desistentes (acho que cinco estudantes já haviam cansado), eu também parei -meu tempo foi de apenas cinco minutos.

Mais da metade do tempo da aula já havia passado e todos já haviam desistido, exceto aquele colega que estava disposto a bater o recorde e uma garota do 1º colegial. Eu e os demais alunos do 2º ano passamos a torcer por ele com palavras de incentivo.

Os dois concorrentes se cansaram quase ao mesmo tempo e o professor declarou "empate" entre eles -ambos aguentaram trinta minutos realizando agachamentos continuamente! O meu colega, porém, fez um agachamento a mais após o encerramento da prova e minha turma saiu afirmando que ele fora o vencedor. Eu gostaria de saber como os dois fizeram para voltar para casa naquele dia visto que esse tipo de exercício é realmente desgastante para as pernas.

Eu não tive mais contato com os dois "recordistas" mas acabei fazendo amizade com a garota da 8ª série que detinha o recorde anterior de vinte minutos. E até hoje nos falamos graças às redes sociais. Eu, porém, nunca comentei com ela a respeito de sua façanha -provavelmente ela não se lembra mais de seu feito.

As aulas de educação física proporcionaram muitas situações curiosas. Tenho muitos amigos graduados na área mas eu jamais discuti com eles a metodologia daquele professor. Ficaram, porém, as histórias bizarras oriundas daquela disciplina.







Nenhum comentário:

Postar um comentário