sábado, 19 de novembro de 2022

Especial Copa do Mundo 2022: Grupo H

Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup



Encerramos hoje a série especial de oito posts analisando as chaves da Copa do Mundo 2022. E o assunto será o Grupo H, do qual fazem parte Portugal, Gana, Uruguai e Coréia do Sul. Os portugueses, com o melhor elenco, são favoritos a avançar em primeiro, seguidos pelos uruguaios. Ganeses e sul-coreanos entram como azarões.

Os ganeses, porém, desejam uma revanche contra o Uruguai após a polêmica em partida da Copa de 2010 enquanto os sul-coreanos contam com alguns destaques individuais para tentar surpreender. Resta saber se isto será suficiente para incomodar os dois favoritos.



PORTUGAL- A Fúria de Ronaldo



Imagem extraída de www.facebook.com/PORTUGAL



Federação: Federação Portuguesa de Futebol (FPF)

Participações na Competição: 7

Títulos: nenhum

Como se Classificou: venceu a Turquia e a Macedônia do Norte na repescagem das eliminatórias da UEFA

Treinador: Fernando Santos

Capitão: Cristiano Ronaldo (atacante)

Expectativa: favorita ao título

Meu Palpite: quartas-de-final



Cristiano Ronaldo aproveitou os holofotes da Copa do Mundo para externar todo o descontentamento com o seu clube, o Manchester United. O camisa 7 vai utilizar o seu momento conturbado na Inglaterra como motivação e provar que ainda pode jogar em alto nível apesar dos 37 anos de idade neste que deve ser o seu último Mundial.

Portugal chega ao Mundial sofrendo uma perda importante, o meia-atacante Diogo Jota que se lesionou a serviço do Liverpool. Em compensação, não há mais nenhum outro grande desfalque e espera-se que as Quinas atuem sem grandes problemas.

Os portugueses chegam com muitos jogadores em excelente momento para o Mundial. Há uma boa mescla de jovens (como Rafael Leão e João Félix) com veteranos (Pepe e Rui Patrício). Alguns remanescentes do título da Euro 2016 (como William Carvalho e Guerreiro) também se fazem presentes.

O excesso de expectativa junto com a ausência de tradição em Copas, porém, pode interferir no psicológico dos jogadores. Ademais, há uma certa insegurança dos mais jovens, que ainda buscam excessivamente Ronaldo em campo para que ele resolva, algo que observei muito durante a Euro 2020. Se conseguirem superar tais problemas, as Quinas poderão dar um excelente presente de despedida ao seu maior ídolo.



Destaque do Time- Rafael Leão (atacante): Rafael Leão foi o grande destaque do Milan na temporada 2021-22, quando os Rossoneri reouveram o Scudetto após 11 anos longe do troféu. Será que ele consegue surpreender também pela sua seleção? 



Convocados (a lista ainda pode sofrer alterações): 

GOLEIROS: Diogo Costa (Porto), José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (Roma).

DEFENSORES: Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Manchester City), António Silva (Benfica), Danilo (Paris Saint-Germain), Pepe (Porto), Ruben Dias (Manchester City), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain) e Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund).

MEIO-CAMPISTAS: João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Wolverhampton), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (Benfica), Matheus Nunes (Wolverhampton), Otávio (Porto), Vitinha (Paris Saint-Germain) e William Carvalho (Betis).

ATACANTES: André Silva (Red Bull Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Gonçalo Ramos (Benfica), João Félix (Atlético de Madrid), Rafael Leão (Milan) e Ricardo Horta (Braga).



GANA- Novas Estrelas no Horizonte



Imagem extraída de www.facebook.com/ghanafaofficial



Federação: Ghana Football Association (GFA)

Participações na Competição: 3

Títulos: nenhum

Como se Classificou: venceu a Nigéria nas eliminatórias da CAF

Treinador: Otto Addo

Capitão: André Ayew (meia)

Expectativa: vem a passeio

Meu Palpite: fase de grupos



Esqueça Essien, Prince Boateng, Muntari, Gyan e outros que fizeram parte daquela campanha histórica de 2010. A seleção ganesa chega totalmente renovada para o Mundial -apenas o capitão André Ayew é remanescente daquela geração- e com novas perspectivas.

O caminho até aqui, contudo, foi bastante turbulento: os Estrelas Negras não se classificaram para o Mundial anterior, fizeram campanhas fracas nas últimas duas Copas Africanas de Nações e diversos treinadores passaram pela seleção até a equipe se acertar novamente. O ex-meia Otto Addo assumiu às vésperas da decisão contra a Nigéria e conseguiu levar Gana novamente à Copa.

Há alguns jogadores atuando em bom nível na Europa como o volante Thomas Partey e o atacante Iñaki Williams -este último passou a ser convocado recentemente após mudar sua nacionalidade- mas as expectativas para este Mundial são baixas visto que a equipe é predominantemente jovem e o time carece de mais experiência.

Os Estrelas Negras, portanto, devem utilizar este Mundial com o intuito de dar rodagem aos novatos para que possam brigar por objetivos maiores nos próximos ciclos. Quem sabe em 2026 os ganeses não repitam o feito de 2010.



Destaque do Time- Thomas Partey (volante): Partey, que foi revelado pelo Atlético de Madrid, arriscou ao assinar com o instável Arsenal em 2020. Contudo, a situação de sua atual equipe melhorou bastante e o futebol do ganês evoluiu junto. É o cão de guarda do meio-de-campo mas ele também possui velocidade para sair jogando. 



Convocados (a lista ainda pode sofrer alterações): 

GOLEIROS: Lawrence Ati-Zigi (St. Gallen), Abdul Manaf Nurudeen (Eupen), Ibrahim Danlad (Asante Kotoko).

DEFENSORES: Baba Rahman (Reading), Daniel Amartey (Leicester), Alexander Djiku (Strasbourg), Joseph Aidoo (Celta de Vigo), Gideon Mensah (Auxerre), Denis Odoi (Club Brugge), Alidu Seidu (Clermont), Mohammed Salisu (Southampton), Tariq Lamptey (Brighton).

MEIO-CAMPISTAS: Thomas Partey (Arsenal), Mohammed Kudus (Ajax), Daniel Kofi-Kyereh (Freiburg), Elisha Owusu (Gent), Daniel Afriyie (Hearts of Oak), Salis Abdul Samed (Lens).

ATACANTES: André Ayew (Al-Sadd), Jordan Ayew (Crystal Palace), Kamaldeen Sulemana (Rennes), Abdul Fatawu Issahaku (Sporting), Osman Bukari (Estrela Vermelha), Iñaki Williams (Athletic Bilbao), Antoine Semenyo (Bristol City), Kamal Sowah (Club Brugge).



URUGUAI- Missão Cumprida



Imagem extraída de www.facebook.com/aufoficial



Federação: Asociación Uruguaya de Fútbol (AUF)

Participações na Competição: 13

Títulos: dois (1930 e 1950)

Como se Classificou: 3º colocado nas eliminatórias da CONMEBOL

Treinador: Diego Alonso

Capitão: Diego Godín (zagueiro)

Expectativa: corre por fora

Meu Palpite: oitavas-de-final



A Copa 2022 deve marcar a despedida daquela geração que ficou em 4º lugar em 2010 e também faturou a Copa América 2011. Muslera, Godín, Cáceres, Suárez e Cavani já estão na reta final de suas respectivas carreiras e não entregam mais a intensidade necessária no futebol atual. Jogarão este Mundial para serem merecidamente homenageados e passar o bastão aos mais jovens.

O desgaste era evidente neste ciclo, o que levou a AUF a demitir o longevo treinador Óscar Tabárez (que ficou de 2006 a 2021 no cargo) e admitir o ex-atacante Diego Alonso. A Celeste, com isso, conseguiu se recuperar a tempo e terminou em 3º nas eliminatórias, o suficiente para conseguir a classificação direta e fugir da repescagem.

O Uruguai, ao menos, tem material humano para se manter em bom nível durante os próximos ciclos. Ronald Araújo, Fede Valverde e Darwin Núñez são alguns dos Charrúas que estão jogando bem no Velho Continente e devem dar esperança ao torcedor para os próximos anos.



Destaque do Time- Fede Valverde (meia-atacante): Valverde, que é volante de origem, passou a jogar mais adiantado com Carlo Ancelotti pelo lado direito do ataque. O jogador, com isso, está em ótima fase no Real Madrid com muita movimentação, raça e, claro, gols. 



Convocados (a lista ainda pode sofrer alterações): 

GOLEIROS: Sergio Rochet (Nacional), Fernando Muslera (Galatasaray), Sebastián Sosa (Independiente).

DEFENSORES: José Luis Rodríguez (Nacional), Guillermo Varela (Flamengo), Ronald Araujo (Barcelona), Josema Giménez (Atlético de Madrid), Sebastián Coates (Sporting), Diego Godín (Vélez Sarsfield), Martín Cáceres (Los Angeles Galaxy), Matías Viña (Roma), Mathías Olivera (Napoli).

MEIO-CAMPISTAS: Matías Vecino (Lazio), Rodrigo Bentancur (Tottenham), Federico Valverde (Real Madrid), Lucas Torreira (Galatasaray), Manuel Ugarte (Sporting), Facundo Pellistri (Manchester United), Nicolás De la Cruz (River Plate), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo), Agustín Canobbio (Athletico Paranaense), Facundo Torres (Orlando City).

ATACANTES: Darwin Núñez (Liverpool), Luis Suárez (Nacional), Edinson Cavani (Valencia), Maximiliano Gómez (Trabzonspor).



CORÉIA DO SUL- Dá pra Voltar a 2002?



Imagem extraída de www.facebook.com/HeungMinSonOfficial



Federação: Korea Football Association/대한축구협회 (KFA)

Participações na Competição: 10

Títulos: nenhum

Como se Classificou: 2ª colocada do Grupo A nas eliminatórias da AFC

Treinador: Paulo Bento

Capitão: Son Heung-min (meia-atacante)

Expectativa: vem a passeio

Meu Palpite: fase de grupos



A Coréia do Sul dificilmente vai repetir aquela façanha de 2002, quando chegaram às semifinais daquele Mundial (foram eliminados para a vice-campeã Alemanha) e ficaram em 4º lugar (foram derrotados para a Turquia).

Os Tigres Asiáticos contam com duas boas referências, o zagueiro Kim Min-jae (que está em excelente momento no Napoli) e o atacante Son Heung-min (que está em seu apogeu no Tottenham). Além deles, há a promessa Lee Kang-in que está evoluindo no futebol espanhol.

Será muito difícil, porém, o trio carregar o piano diante de dois adversários de renome (Portugal e Uruguai). A Coréia do Sul deve se contentar em disputar o 3º lugar da chave com Gana. Ou então, aproveitar que não são considerados favoritos e tentar surpreender os rivais incautos.



Destaque do Time- Son Heung-min (meia-atacante): Son, que era apenas uma promessa na Alemanha há oito anos atrás, evoluiu no futebol inglês e hoje é a principal referência de seu país na modalidade. É um jogador leve, se notabilizando pelos passes e pela movimentação, mas aprendeu na Europa como se impor diante de adversários mais cascudos.



Convocados (a lista ainda pode sofrer alterações): 

GOLEIROS: Kim Seung-gyu (Al Shabab), Jo Hyeon-woo (Ulsan Hyundai), Song Bum-keun (Jeonbuk Motors).

DEFENSORES: Kim Min-jae (Napoli), Kim Jin-su (Jeonbuk Motors), Hong Chul (Daegu FC), Kim Moon-hwan (Jeonbuk Motors), Yoon Jong-gyu (FC Seoul), Kim Young-gwon (Ulsan Hyundai), Kim Tae-hwan (Ulsan Hyundai), Kwon Kyung-won (Gamba Osaka), Cho Yu-min (Daejon Citizen).

MEIO-CAMPISTAS: Jung Woo-young (Al Sadd), Na Sang-ho (FC Seoul), Paik Seung-ho (Jeonbuk Motors), Son Jun-ho (Shandong Taishan), Song Min-kyu (Jeonbuk Motors), Kwon Chang-hoon (Gimcheon Sangmu), Lee Jae-sung (Mainz), Hwang In-beom (Olympiacos), Lee Kang-in (Real Mallorca).

ATACANTES: Son Heung-min (Tottenham Hotspur), Hwang Hee-chan (Wolverhampton Wanderers), Jeong Woo-yeong (Freiburg), Hwang Ui-jo (Bordeaux), Cho Gue-sung (Jeonbuk Motors).



Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup




Nenhum comentário:

Postar um comentário