sábado, 5 de novembro de 2022

Piqué e as Mudanças do Futebol

Imagem extraída de www.facebook.com/fcbarcelona



O zagueiro Gerard Piqué anunciou sua aposentadoria durante a última quinta-feira. O defensor deve fazer seu último jogo hoje diante do Almería no Camp Nou antes de pendurar as chuteiras. É o fim de uma das carreiras mais vitoriosas do futebol com 35 títulos conquistados, além de premiações individuais.

A aposentadoria de Piqué foi cercada por muitas polêmicas incluindo a perda de titularidade e críticas vindas do próprio torcedor. Não obstante, o defensor vinha apresentando problemas físicos e já não demonstrava a mesma segurança de outrora nos gramados. Não por acaso ficou fora da última Eurocopa e passou a frequentar o banco de reservas no Barcelona.

O fim da carreira do zagueiro também retrata as transformações que o futebol sofreu de 2008 (quando o Tiki-Taka da Espanha e do Barcelona passaram a ditar os rumos do esporte bretão) até os dias de hoje, quando o estilo mais físico passou a triunfar sobre a técnica e o talento em campo. Não fossem tais mudanças, talvez Piqué ainda tivesse espaço graças à sua estatura privilegiada (1,94m de altura) e ao seu toque de bola refinado.



Piqué venceu a Champions League três vezes pelo Barcelona, e conquistou a
Tríplice Coroa duas vezes (Imagem extraída de www.facebook.com/fcbarcelona).



Piqué sem dúvidas deixará um grande vazio, tanto no Barcelona quanto na Seleção Espanhola. Ambos os times perderão uma de suas lideranças e também uma referência de sua geração mais vitoriosa. O cenário atual do futebol, porém, exige jogadores em forma física impecável e dificilmente um atleta consegue se impor aos 35 anos e com um histórico recente de lesões.

O catalão não deve ficar muito tempo afastado do futebol visto que Piqué adquiriu um clube em 2018, o FC Andorra, e deve se dedicar à cartolagem após pendurar as chuteiras. O zagueiro, aliás, vem realizando diversos investimentos na área esportiva e também em jogos eletrônicos.

Piqué se despede dos gramados em um cenário melancólico. Todo o seu legado, porém, jamais será esquecido, seja no Barcelona, seja na Seleção Espanhola. O esporte se transforma com o passar do tempo e os futebolistas vão perdendo espaço com a idade, mas os feitos de um atleta jamais se apagam.



Imagem extraída de www.facebook.com/fcbarcelona




Nenhum comentário:

Postar um comentário