sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Red Bull Não Dá Asas?

Imagem extraída de www.facebook.com/RedBullBragantino



O Bragantino foi adquirido pela empresa austríaca de bebidas Red Bull em 2019 e rebatizado como "Red Bull Bragantino". Desde então, a Massa Bruta apresentou uma ascensão relâmpago conquistando o título da Série B em 2019 e o vice da Sulamericana em 2021, além de ter participado da Libertadores deste ano. A equipe de Bragança, ademais, vem se impondo no Campeonato Paulista temporada após temporada.

O clube, porém, apresentou um desempenho bastante fraco em 2022: foi eliminado na Libertadores na lanterna de seu grupo e sequer conseguiu ir à Sulamericana. Não obstante, a Massa Bruta estacionou no meio da tabela do Brasileirão e dificilmente conseguirá chegar ao G-8.

O time que foi sensação durante os últimos anos não era tudo isso no final das contas? A Massa Bruta era uma equipe superestimada? O projeto do Red Bull Bragantino era falho? Seus proprietários deram um passo maior do que as pernas?

O Red Bull Bragantino surgiu com a proposta de revelar ou adquirir atletas jovens aqui no Brasil para desenvolvê-los e, provavelmente, repassá-los às suas "matrizes europeias" -o Red Bull Leipzig da Alemanha e o Red Bull Salzburg da Áustria.

Ficou fácil, porém, para a Massa Bruta se impor aqui no Brasil diante de rivais que ainda adotam modelos arcaicos de administração. O clube de Bragança subiu rapidamente os degraus justamente por ser melhor gerido que a maioria de seus adversários, além de contar com os recursos financeiros de seu proprietário. Um exemplo foi a permanência do treinador Maurício Barbieri (que está no comando desde setembro de 2020) enquanto os concorrentes trocavam de técnico a cada três meses em média. 



Imagem extraída de www.facebook.com/RedBullBragantino



A campanha na Libertadores deste ano, porém, expôs alguns problemas do clube sendo o principal deles a falta de maturidade, seja do elenco, seja da própria instituição. O Red Bull Bragantino cresceu rápido demais e acabou queimando algumas etapas em seu desenvolvimento.

O Red Bull Bragantino, quando se chamava apenas "Bragantino", já era um clube tradicional aqui no Brasil. O time de Bragança já havia jogado a Série A durante outras ocasiões e até foi vice-campeão da competição em 1991. A reputação da Massa Bruta no restante da América do Sul, porém, ainda é modesta e os adversários tendem a "respeitar" menos em campo equipes de menor tradição.

O elenco, da mesma forma, é muito jovem. Faltaram atletas experientes para "segurar a bronca" em campo. O clube deveria contratar alguns medalhões justamente para liderar os novatos, transmitir experiência e ajudá-los a lidar com tamanha pressão em uma Libertadores. Um agravante foi a perda do meia Claudinho (vendido para o Zenit da Rússia), que era um dos diferenciais do grupo.

O momento para o Red Bull Bragantino é de refletir e de reavaliar o andamento do projeto. Talvez seja melhor recuar alguns passos, se concentrar na Sulamericana (onde a exigência é menor) e construir a reputação internacional do clube aos poucos até o momento em que a Massa Bruta esteja madura o suficiente para brigar por conquistas maiores.

O Red Bull Bragantino pode ser considerado um sucesso e há potencial para voos mais altos, mas o clube ainda carece de maturidade e "casca" para brigar por objetivos maiores. O projeto ainda é promissor mas requer alguns ajustes.



Imagem extraída de www.facebook.com/RedBullBragantino



LEIA MAIS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário