domingo, 27 de novembro de 2022

Olimpíadas do Sono




Foram realizados dois grandes eventos esportivos durante o ano de 2012, a Eurocopa e também os Jogos Olímpicos de Londres. Eu pude acompanhar a Euro sem grandes problemas visto que eu estava de férias durante o período -havia acabado de realizar a minha qualificação para o mestrado- mas eu estava trabalhando enquanto as Olimpíadas estavam em curso. Isto, porém, não impediu que eu presenciasse alguns acontecimentos bizarros relacionados à competição.

Eu estava acompanhando dois amigos em um experimento chamado de "imunofluorescência", um ensaio que permite monitorar a distribuição de substâncias em células ou tecidos através da emissão de luz fluorescente. O teste, porém, precisa ser visualizado em ambiente escuro e isto acabou gerando um evento curioso.

Meu amigo levou as amostras até outro laboratório para que pudessem ser visualizadas. Estávamos eu e dois colegas na sala escura tentando analisar as amostras. Enquanto o resultado não saía, um deles resolveu sintonizar o rádio no celular para acompanhar as olimpíadas -acho que estava sendo transmitido um jogo de basquete.

Eram cerca de 14:30h (não fazia muito tempo que havíamos almoçado) e estava muito quente naquele dia. E a sala onde estávamos era totalmente escura, uma combinação perfeita para cochilar. Foi o que aconteceu com os meus dois colegas, que acabaram dormindo enquanto ouviam o rádio (acho que a partida também estava monótona) e esperavam o resultado da imunofluorescência sair. Não faço ideia como meu amigo não deixou o celular cair no chão!






O professor responsável pelo laboratório, em dado momento, foi ver o andamento do experimento e flagrou os meus dois colegas dormindo! O docente, porém, era um sujeito muito bem-humorado e aproveitou para tirar um barato da situação! Eu, aliás, só estou relatando o fato aqui justamente porque o pesquisador testemunhou o acontecimento e levou tudo na esportiva!

Meus dois colegas nem se deram conta que o professor havia entrado na sala e só acordaram quando o narrador do jogo cometeu uma gafe ao dizer que "o ácido láctico era o responsável pelas lesões". Lembro que meu amigo ficou bastante indignado com as palavras do locutor!

O experimento de imunofluorescência acabou não dando certo no fim das contas. Não lembro se o meu colega tentou repetí-lo em outra oportunidade ou se ele, simplesmente, abandonou a ideia. Simplesmente deixamos o laboratório, fomos tomar um café para tirar o sono e discutir o que deu errado no ensaio.

Eu ainda mantenho contato com os três envolvidos -o professor e os dois colegas- através das redes sociais. Muito provavelmente eles nem se lembram do fato curioso! Eu também nunca mais trabalhei com imunofluorescência novamente, o que é uma pena afinal é um experimento muito interessante e que gera lindas imagens para trabalhos acadêmicos -eu tinha muita vontade de realizá-lo para colocar na minha tese!

Esta também acabou sendo a única memória relevante que eu tive dos Jogos Olímpicos de 2012. Como eu escrevi, quase não acompanhei o evento por estar totalmente envolvido no meu trabalho durante a ocasião visto que eu tinha pouco tempo para concluir meu mestrado após a qualificação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário