quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Liga das Zebras

Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague



Não pude acompanhar a última rodada da Champions League em virtude de problemas com a televisão -eu pretendia escrever uma análise tática do jogo entre Liverpool e Napoli para ontem. A fase de grupos, porém, foi bastante interessante e apresentou diversos resultados inesperados.

A maior surpresa se deu com a eliminação dos poderosos Barcelona e Juventus já nesta fase. As duas potências tentam renovar seus elencos mas a falta de entrosamento e uma certa dose de azar impediram as duas equipes de avançar para as oitavas. Outra decepção foi o Atlético de Madrid que sequer conseguiu uma vaga para a Europa League.

O tradicional Liverpool e o novo rico Paris Saint-Germain conseguiram se garantir nas oitavas mas foram surpreendidos pelo Napoli e Benfica respectivamente, duas equipes com poderio financeiro muito inferior. Italianos e portugueses terminaram na liderança de suas respectivas chaves, enquanto ingleses e franceses correm o risco de encontrarem rivais mais fortes já na próxima fase além da obrigação de decidirem fora de casa.

Podemos citar, ainda, o modesto Club Brugge da Bélgica, que ficou à frente do Bayer Leverkusen e do Atlético de Madrid em sua chave. O Eintracht Frankfurt também merece uma menção por ter desbancado os tradicionais Sporting e o Olympique de Marseille.



O Barcelona decepcionou na temporada e terá de se contentar com a
Europa League (imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague).



Os resultados da Champions League nos deixam duas lições valiosas: a primeira é de que mesmo times considerados "azarões" têm o direito de sonhar com voos mais altos na competição, e a segunda é de que nem sempre a tradição do clube ou o peso da camisa fazem a diferença em campo.

O futebol, como qualquer meio onde há o fator humano envolvido, nem sempre possui lógica e há chances para "zebras". Se o esporte fosse uma ciência exata, casas e sites de apostas certamente iriam à falência visto que todos os resultados das partidas seriam previsíveis.

Resta aos clubes eliminados juntar os cacos e seguir em frente no restante da temporada. Aos que se classificaram às oitavas ou foram à Europa League, haverá o sorteio na próxima semana para se definir o chaveamento, lembrando que haverá um playoff entre os times oriundos da Champions contra os segundos colocados de cada grupo da Europa League.

O futebol é imprevisível, aleatório e traiçoeiro. Por mais que haja favoritos e "azarões", os resultados podem não ser os esperados justamente por haver o fator humano envolvido. A fase de grupos da Champions League 2022-23 foi uma evidência disto.



O "azarão" Club Brugge estará nas oitavas da Champions
(imagem extraída de www.facebook.com/clubbrugge).




Nenhum comentário:

Postar um comentário