segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Alalaô, mas que Calor!

Imagem extraída de web.facebook.com/copinha



Começa hoje a edição 2023 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que passou a abraçar a alcunha "Copinha" recentemente. Serão 256 times distribuídos em 32 chaves de quatro equipes. Muitas das partidas ocorrerão no interior de São Paulo e é justamente esse ponto que cabe uma observação.

Quem já visitou cidades como São José do Rio Preto ou Tanabi sabe que as temperaturas costumam alcançar os 40ºC durante o verão nesses municípios. Muitas das partidas ocorrerão durante a parte da tarde, justamente a faixa de horário quando tais valores são observados.

As altas temperaturas e o sol forte oferecem muitos riscos de saúde aos participantes (jogadores, árbitros, treinadores, ...) e também ao torcedor. Podem haver casos de insolação, desidratação, entre outros. Isso sem mencionar que o calor intenso representa um desgaste a mais para os jovens atletas. 

É fato que os times mandantes estão acostumados a atuar sob tais condições, assim como há equipes oriundas de locais bem mais quentes como Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Isso, contudo, não exime a organização do evento de zelar pela saúde dos participantes e do público.



Imagem extraída de web.facebook.com/copinha



O ideal seria que as partidas fossem realizadas até as 10 da manhã e depois das 16h, quando a incidência dos raios solares é amenizada. Como a quantidade de partidas é muito grande e há pouco tempo disponível -a final será no dia 25 de janeiro- tais mudanças provavelmente jamais serão implementadas.

Resta aos times tomarem as precauções para que seus atletas sejam preservados, algo que nem todos os clubes terão condições visto que alguns deles ainda são amadores e sequer possuem infraestrutura adequada ou pessoal -médico, nutricionista, preparador físico, ...

O torcedor também deve se precaver utilizando roupas leves, protetor solar, proteção para os olhos (boné, chapéu e/ou óculos escuros com proteção UV) e beber muita água, além de aplicar repelente contra insetos -mosquitos costumam atacar mais intensamente no verão, aumentando os riscos de dengue, malária, febre amarela e afins.

A Copinha promete muitas emoções visto que este é o torneio de base com maior visibilidade no Brasil e a garotada irá se dedicar para conseguir uma vaga nos profissionais ou em um clube melhor. Mas a organização deveria levar em conta que foram descobertos muitos efeitos deletérios do sol e do calor que podem trazer sérios problemas aos jovens. 



Imagem extraída de web.facebook.com/copinha




Nenhum comentário:

Postar um comentário