quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

"O Momento Chegou"

Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



"O momento chegou" -Anuncia a postagem no Instagram.

O zagueiro João Miranda de Souza Filho, mais conhecido como Miranda, anunciou ontem a sua aposentadoria do futebol. Foram dezoito anos de carreira por seis clubes ao redor do mundo (Coritiba, Sochaux, São Paulo, Atlético de Madrid, Internazionale e Jiangsu Suning), com destaque ao Tricolor e ao Rojiblanco, onde o defensor foi ídolo e conquistou títulos.

Miranda, que estava em tratamento no departamento médico, havia anunciado a sua saída do São Paulo ao término de 2022 sob o argumento de que gostaria de ter mais minutos em campo. O agora ex-defensor pretendia seguir no futebol mas optou por pendurar as chuteiras, provavelmente devido às lesões e à idade -está com 38 anos.  

Miranda sempre foi exaltado pela boa técnica, pela segurança na defesa e pelas poucas faltas. Não à toa acabou se tornando ídolo e também um dos pilares no São Paulo e no Atlético de Madrid. O defensor, porém, sempre teve um perfil extremamente discreto -fala-se que ele é tímido- o que atrapalhou um pouco em seu marketing pessoal.

Talvez seu marketing discreto o tenha prejudicado nas convocações para a Seleção Brasileira, visto que os treinadores optavam por atletas mais midiáticos como Lúcio, Juan, Thiago Silva ou David Luiz. Miranda participou de alguns jogos durante a primeira "Era Dunga" -ele esteve no grupo que venceu a Copa das Confederações em 2009- mas, injustamente, não foi à Copa no ano seguinte. O mesmo aconteceu durante o ciclo do Mundial 2014 e o zagueiro acabou preterido apesar do excelente momento no Atlético de Madrid.



Reprodução www.instagram.com/atleticodemadrid



Miranda só teria seu merecido reconhecimento pelo selecionado nacional durante o ciclo para a Copa 2018, quando foi capitão do Brasil durante a "Segunda Era Dunga" e mantido no elenco quando Tite assumiu a Seleção em 2016. Mesmo aos 34 anos, o zagueiro fez um bom Mundial na Rússia ao lado do também já veterano Thiago Silva.

Uma pena que Miranda tenha encerrado sua carreira sem uma Libertadores (foi vice pelo São Paulo em 2006) ou uma Champions League (bateu na trave em 2014 pelo Atleti) mas o defensor fica marcado nos dois times pelos troféus conquistados e também por ajudar a tirar os clubes da fila de títulos.

Miranda ainda não anunciou o que fará após pendurar as chuteiras. Chegou-se a especular que ele teria algum cargo no São Paulo após a sua aposentadoria mas, aparentemente, não a nada em curso nesse sentido.

Miranda, sem dúvida, deixará saudades no futebol, principalmente nos clubes que defendeu. Foram raros os zagueiros que se destacaram pela técnica, sobretudo com o advento do futebol de força dos dias atuais. Mas "o momento chegou".



Imagem extraída de www.facebook.com/Miranda23Oficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário