domingo, 22 de janeiro de 2023

Série Lugares Especiais: Santa Fé Cervejaria

Vista do bairro Perdizes onde fica o Santa Fé



Olá, leitoras e leitores! Estamos de volta após uma semana de descanso. Não estava mais conseguindo criar novos textos e resolvi tirar alguns dias de folga para arejar a cabeça.

Hoje recordo o Santa Fé Cervejaria, atual Santa Fé o Cupim. Esse estabelecimento acabou se tornando especial para mim porque foi aqui a primeira vez que eu assisti a uma partida de futebol em um bar, conforme eu relatei em um post anterior.

Eu e meus colegas da faculdade mantínhamos um grupo de e-mail -não havia Whatsapp na época e internet móvel era um luxo em 2010. Meus amigos foram para a indústria enquanto eu segui carreira acadêmica mas sempre mantínhamos contato através daquele grupo.

Eu estava vendo meus e-mails quando meus colegas que trabalhavam no bairro das Perdizes me convidaram para ir a um bar assistir à estreia do Brasil na Copa do Mundo 2010. O lugar era o Santa Fé, localizado próximo ao prédio onde trabalhavam.

O restaurante, localizado em uma esquina da Avenida Pompéia, possui uma área interna razoável além de uma agradável varanda onde ficamos. Era inverno e, por isso, não estava muito quente naquele dia o que foi ótimo. Acredito que o estabelecimento seja bem menos aprazível em dias muito ensolarados.






Uma das especialidades do Santa Fé é o cupim assado na telha mas não me animei em experimentar e optei pelos petiscos mesmo. Lembro que pedi uma lula à dorê e meu colega ficou um tanto assustado com a minha escolha.

Foi uma das melhores tardes da minha vida. Assistir a um jogo no bar é muito diferente de ver em casa, ainda mais quando se está junto com os amigos. A partida até acabou ficando em segundo plano para mim de tanto que me diverti naquele restaurante.

Eu não bebi quase nada durante aquele dia mas eu não me recordo como cheguei em casa. Passamos na casa de um amigo para jogar um Street Fighter 4 e ficamos por lá até meia-noite. Depois disso não sei o que aconteceu e sequer me lembro quem me trouxe de carona.

Não fui mais ao Santa Fé depois daquele dia mas passei na frente do estabelecimento em 2019 e ele continuava firme e forte. Soube através das redes sociais que o restaurante também resistiu à pandemia e mudou de nome, provavelmente para exaltar o cupim assado na telha que é sua especialidade.

Eu ainda frequento o bairro das Perdizes, que é um dos meus preferidos daqui de São Paulo. Quem sabe um dia desses não passe no Santa Fé para recordar daquela tarde tão agradável. E, claro, provar o famoso cupim de telha que eu recusei em 2010.







Nenhum comentário:

Postar um comentário