sábado, 14 de janeiro de 2023

Será que Neymar Aguenta mais um Ciclo?

Imagem extraída de www.facebook.com/neymarjr



O treinador da Seleção Brasileira ainda não foi anunciado mas o próximo técnico já terá um grande desafio pela frente que é o de renovar o elenco. Alisson, Danilo, Thiago Silva, Alex Sandro, Casemiro e Neymar já são todos trintões e estarão com 34 anos ou mais durante o próximo Mundial. 

A idade, obviamente, não é um impeditivo para se jogar bem. Messi, Giroud e Modrić estavam com mais de trinta anos em 2022 e, mesmo assim, foram muito bem na última Copa do Mundo. Alguns dos atletas mencionados no parágrafo anterior, portanto, talvez ainda possam atuar em bom nível técnico e estar na América do Norte em 2026.

O futebol atual, contudo, está muito exigente sob o ponto de vista físico e apenas o talento já não é mais suficiente para decidir partidas. Como disse um jornalista cujo nome esqueci, os jogadores de futebol precisam ser verdadeiros atletas nos dias atuais.

A grande preocupação será Neymar, o principal jogador do Brasil. O atacante, justiça seja feita, fez uma grande Copa do Mundo: cometeu poucos erros, ajudou os companheiros em campo, não foi fominha, não se envolveu em polêmicas e não simulou ou valorizou nenhuma falta. O jogador do PSG, contudo, possui um histórico apreciável de lesões e a tendência é de que comece a sentir o peso da idade neste ciclo.



Neymar possuía o apoio irrestrito de Tite na Seleção, mas terá de
convencer o próximo treinador de que ainda consegue jogar em bom nível
mesmo após os 30 anos (imagem extraída de www.facebook.com/neymarjr).



Nem todos os craques continuaram rendendo na Seleção Brasileira após os 30 anos. Ronaldo, por exemplo, estava com a mesma idade de Neymar em 2006 quando jogou sua última Copa do Mundo e não foi mais chamado. O contexto era diferente durante aquela época -o então técnico Dunga desejava uma equipe de menos mídia e mais raça em campo- mas as condições físicas e técnicas do Fenômeno também foram levadas em conta. Miranda e Thiago Silva, por outro lado, foram bem em seus últimos Mundiais disputados apesar de estarem com bem mais de 30 anos.

Neymar dificilmente aceitaria perder espaço na Seleção Brasileira e teria o apoio dos dirigentes visto que seu poder midiático significa mais lucros com os jogos. Ademais, com o advento do futebol coletivo, os times precisam cada vez mais de algum atleta fora de série capaz de decidir os jogos mais amarrados ou atrair a marcação adversária. Vini Jr. e Richarlison ainda não são esse jogador.

A continuidade de Neymar na Seleção, porém, requer uma avaliação rigorosa. Nunca lhe faltou habilidade com a bola mas isto pode não ser mais suficiente quando os problemas físicos se tornam frequentes. Nem mesmo atletas diferenciados como Cristiano Ronaldo e Gareth Bale não conseguiram compensar o declínio com talento durante a última Copa.

Neymar é um craque e nunca deixará de ser. Mas é preciso compreender que seu desempenho tende a cair neste ciclo e as lesões tendem a ser mais frequentes. Ele tem bola pra continuar na Seleção mas seu corpo terá de corresponder à demanda.



Neymar é conhecido pelos dribles e arrancadas sensacionais.
Será que ele conseguirá manter o nível técnico e físico após
os 30 anos (imagem extraída de www.facebook.com/neymarjr)?




Nenhum comentário:

Postar um comentário