domingo, 1 de janeiro de 2023

Série Lugares Especiais: Cambará

O Cambará fechou as portas em meados de 2017 mas deixou lembranças felizes ao blogueiro.



Feliz Ano Novo, queridas leitoras e queridos leitores! Que 2023 seja um ano muito melhor para todos nós! Que o esporte, a ciência e também o mundo universitário nos proporcionem muitos momentos felizes!

Recordo hoje, em nosso primeiro texto do ano, o restaurante Cambará que eu conheci em 2015 conforme relatei em post anterior. Era outubro quando recebi o convite para ir ao aniversário de um amigo, que é praticante de rúgbi, a ser realizado no estabelecimento que era localizado no bairro da Lapa.

Fiquei bastante animado com o convite. Primeiro porque seria mais uma ótima oportunidade para rever amigos e conhecidos. E segundo porque tenho ligações afetivas com o bairro da Lapa, um lugar que me traz muitas lembranças felizes da infância e da adolescência.

O restaurante era localizado em uma tranquila rua atrás da Igreja Nossa Senhora da Lapa. O local era tão sossegado que em nada lembrava o movimentado bairro da Lapa, conhecido pelos seus muitos estabelecimentos comerciais.

O estabelecimento, de fachada vermelha, aparentava ser pequeno por fora mas o imóvel possuía uma ampla área útil no lado de dentro, suficiente para muitas pessoas se acomodarem. O aniversário foi realizado nos fundos do restaurante, devidamente reservados para o evento.



A feijoada era a especialidade do Cambará



O restaurante era um self-service de feijoada, havendo a opção de pertences separados. Havia também um bar com cerveja nos fundos do estabelecimento. Eu não sou um grande apreciador de feijoada mas confesso que gostei tanto dos pratos que pensei em voltar lá com a minha família futuramente.

Soube, através do aniversariante, que o Cambará pertencia a um ex-integrante do time de rúgbi da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, o que explicava a escolha do lugar. Também houve a final do Mundial de Rúgbi (entre Nova Zelândia e Austrália) durante aquele dia e o restaurante estava preparado para exibir a partida através de projeção.

Passei uma tarde bastante divertida naquele restaurante. A feijoada estava realmente saborosa, conheci muitas pessoas legais e eu aprendi um pouco sobre rúgbi. Só não fiquei mais tempo porque eu tinha horário para ir embora.

Soube através do Google Maps que o Cambará, infelizmente, fechou as portas em meados de 2017. Fiquei muito triste pelo proprietário -sim, afinal todo empreendimento que encerra as atividades significa sonhos interrompidos- e também porque tinha planos de voltar lá futuramente. No entanto, parte do legado daquele restaurante hoje reside na pizzaria Portal da Vila, localizado no mesmo bairro da Lapa, mas isto é assunto para um outro post.







Nenhum comentário:

Postar um comentário