terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Começo Doloroso

Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Passaram-se cerca de duas semanas desde o início da temporada 2023 no futebol brasileiro e já tivemos alguns grandes jogos cujos resultados deixaram alguns questionamentos. O torcedor, obviamente, não gosta de ver o seu time perder nem mesmo em partidas amistosas, quanto mais aquelas onde há um título em jogo. Alguns de nossos comunicadores ajudam a piorar o cenário com pautas sensacionalistas e com argumentos puramente emocionais.

Resultados ruins deixam o clima tenso no clube e todo o grupo fica pressionado, principalmente o treinador. O futebol é um meio competitivo onde cada vitória ou título significa lucro e cada derrota ou eliminação é sinônimo de prejuízo.

Esquecem-se, porém, de que os jogadores acabaram de voltar de férias e a pré-temporada aqui no Brasil é praticamente inexistente, bem diferente da Europa onde a preparação dos times é extensa (aproximadamente um mês de treinos) e há tempo suficiente para que as equipes comecem a temporada já com ritmo de jogo.

Tudo isso é agravado quando há grandes mudanças no grupo incluindo a troca de treinador e/ou perdas de jogadores importantes no elenco. Isto não é uma regra mas geralmente leva algum tempo para que as alterações sejam totalmente assimiladas e as equipes tendem a tropeçar bastante sem uma preparação adequada.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Deveríamos encarar o início de temporada como um período adaptativo, sobretudo com os inúteis estaduais que já perderam a sua relevância há muito tempo. Alguns jornalistas até consideram tais campeonatos como "pré-temporadas".

A rivalidade entre os times, porém, impede que isto aconteça. Basta uma derrota em um clássico ou a perda de um título em uma recopa para o clima esquentar no clube perdedor. E isto já custou o emprego de muitos treinadores por mais irrelevante que fosse o troféu ou competição em questão. Penso até hoje que Ariel Holan (no Santos) ou Miguel Ángel Ramírez (Inter) talvez pudessem reagir ao longo da temporada se tivessem mais tempo.

Os resultados no futebol são importantes para a sobrevivência dos times mas é fundamental tomar as decisões com racionalidade, e não ceder à pressão de conselheiros, imprensa ou torcedores na primeira derrota do ano. Estaduais e recopas valem títulos mas suas relevâncias são inferiores à de um Brasileirão, de uma Copa do Brasil ou de uma Libertadores/Sulamericana. 



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário