domingo, 15 de janeiro de 2023

Série Lugares Especiais: Dueto




O Dueto é um bar e restaurante localizado na Vila Indiana, bairro situado atrás da Cidade Universitária. É um lugar relativamente caro mas costumávamos reunir o pessoal do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) por lá com certa frequência. Há um atalho -um portão para pedestres- próximo ao prédio onde eu trabalhava que dá acesso à rua do estabelecimento, o que justificava a escolha dos colegas.

Lembro de ter ido ao bar umas três ou quatro vezes para comemorar aniversários ou despedidas de colegas do ICB. Tive momentos bastante divertidos no estabelecimento, com direito a muitas risadas e histórias que não podem ser publicadas aqui no blog! O Dueto, contudo, me marcou sob o ponto de vista desportivo por um outro motivo -e eu não estava no restaurante quando isto aconteceu!

O proprietário do Dueto é holandês -ou era na época, visto que já se passaram mais de dez anos que não vou até o restaurante e não faço ideia se o bar ainda funciona sob a mesma gestão. Os panfletos do estabelecimento, inclusive, sempre exaltavam as origens do dono, com muitas alusões aos Países Baixos.

Houve a fatídica partida do Brasil contra a Holanda em 2010, que eu assisti com alguns colegas do ICB no apartamento de uma amiga. Todo o bairro ficou em luto com a eliminação do Escrete Canarinho... Exceto o proprietário do Dueto, obviamente! Um amigo disse ter ouvido fogos vindos do restaurante quando Wesley Sneijder anotou os dois gols que sacramentaram a queda brasileira, algo que não consegui constatar na época!



Todo o bairro da Vila Indiana ficou triste com os gols de Sneijder, exceto o
proprietário do Dueto (imagem extraída de www.facebook.com/WesleySneijder)!



Lembro que alguns colegas ficaram bastante irritados com a história e, de cabeça quente, juraram que não mais iriam ao Dueto! Obviamente, voltaram atrás visto que continuamos a frequentar o restaurante depois de 2010.

Não me recordo de quando foi a última vez que eu estive no Dueto -acho que foi entre o fim de 2010 e o começo de 2011 para a despedida de um amigo que estava indo para o Canadá. Hoje eu confesso que gostaria de ter aproveitado mais o estabelecimento durante a época da minha pós-graduação no ICB e agendado mais alguns happy hours por lá. 

Não faço ideia de como está o restaurante nos dias de hoje mas, pelo que vi nas redes sociais, o estabelecimento resistiu à pandemia e continua funcionando. Não vi, contudo, mais fotos dos conhecidos frequentando o bar, algo que era frequente até meados de 2016.

Não tive exatamente lembranças afetivas do Dueto apesar dos momento agradáveis com o pessoal do ICB mas foi um lugar que marcou meus tempos de pós-graduação. E também gerou esta divertida (OK, nem tanto!) memória relacionada ao futebol!







Nenhum comentário:

Postar um comentário