sábado, 14 de janeiro de 2023

O que Esperar do Paulistão 2023

Os grupos do Campeonato Paulista 2023 (imagem
extraída de www.facebook.com/futebolpaulista).



Não tivemos texto ontem em virtude de um compromisso do autor mas hoje à tarde soltarei uma outra postagem para compensar.

Inicia-se hoje o Campeonato Paulista 2023, cuja final está agendada para domingo dia 5 de março. Participarão 16 times divididos em quatro grupos cujas cabeças-de-chave são Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.

O nível técnico do Paulistão deve ser um pouco melhor este ano visto que a grande maioria dos participantes está na Série A ou na Série B do Brasileirão. Reflexo da economia do Estado. Mesmo assim, não esperem por partidas de nível técnico excepcional, sobretudo se compararmos à Copa do Mundo que foi disputada recentemente.

Podemos esperar o roteiro de sempre: o time que vencer provavelmente vai se acomodar e desperdiçar resultados no início das outras competições, enquanto as equipes derrotadas entrarão em crise por se sentirem humilhadas pelos rivais e algumas até demitirão seus treinadores.



Imagem extraída de www.facebook.com/futebolpaulista



O Palmeiras, atual campeão, é o favorito a ficar com o troféu por ter o melhor elenco e também por atravessar uma situação político-financeira mais estável em relação aos rivais. O Verdão, porém, não contratou ninguém até o fechamento deste texto e tentará aproveitar mais os seus garotos. Com isso, o Porco deve atravessar uma certa instabilidade no decorrer da temporada até que a equipe se acerte novamente.

O Corinthians possui o segundo melhor elenco e deve brigar pelo troféu com o arquirrival Palmeiras. Pesa contra o Timão, porém, a preocupante situação financeira. O Coringão fez o possível para evitar um desmanche no elenco -chegou a negociar garotos da base para manter suas estrelas- mas precisa fazer uma boa temporada para que o sacrifício tenha valido à pena. A mudança de treinador (saiu Vítor Pereira e entrou Fernando Lázaro) também pode interferir nos resultados iniciais.

O Red Bull Bragantino é a terceira força. O elenco da Massa Bruta, no papel, é mais fraco que o do São Paulo mas o time do Leste Paulista possui situação político-financeira mais estável. A equipe do interior inicia 2023 de treinador novo (saiu Barbieri e entrou Pedro Caixinha) e o elenco chega bastante reformulado com atletas mais experientes para dar "casca" ao grupo após a temporada abaixo da expectativa em 2022.

O São Paulo reformulou o elenco e foi às compras com vários reforços, além de dispensar atletas que já não vinham rendendo. O Tricolor, porém, segue muito endividado e a situação política não é exatamente tranquila. Deve brigar, no máximo, por uma vaga nas semifinais.

O Santos chega em situação mais preocupante, com poucas contratações e elenco bastante deficiente. A situação financeira obrigou o Peixe a cortar gastos. A esperança está no banco com o ótimo (e injustiçado) treinador Odair Hellmann e no gerente Paulo Roberto Falcão. A expectativa é de que a dupla consiga extrair resultados do limitado grupo, algo que os dois já conseguiram em outros clubes.

Ituano e Mirassol, que fizeram boas campanhas em 2022, podem surpreender mas estes clubes raramente conseguem manter seus elencos e devem, no máximo, sonhar com uma vaga nas quartas-de-final.

Boa sorte aos times participantes e que vença o melhor (ou o menos ruim).



O Palmeiras é o atual campeão paulista. Será que o Verdão conseguirá
manter o nível apesar dos poucos reforços e do elenco predominantemente
jovem (imagem extraída de www.facebook.com/futebolpaulista)?




Nenhum comentário:

Postar um comentário