segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Gratidão

Imagem extraída de www.facebook.com/FortalezaEC



O Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda havia sido a grande surpresa de 2021 com seu futebol envolvente e com diversos atletas versáteis, capazes de desempenhar mais de uma função em campo. O Leão do Pici, que havia ficado sem rumo após a segunda saída de Rogério Ceni, acabou se reencontrando com o treinador argentino e fazendo uma campanha surpreendente no Brasileirão daquele ano.

O desempenho do Leão fez com que expectativas muito altas fossem criadas para o ano seguinte, o que acabou não se concretizando. O Fortaleza acabou caindo nas oitavas-de-final da Libertadores diante do Estudiantes e foi eliminado para o Fluminense nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Não obstante, os cearenses faziam uma campanha muito ruim no Brasileirão, passando diversas rodadas próximo à zona do rebaixamento.

Vojvoda passou a ser pesadamente contestado e sua demissão passou a ser ventilada por veículos de imprensa -especulava-se até que o argentino seria o sucessor de Paulo Sousa no Flamengo. Os dirigentes do Fortaleza, porém, acreditaram no treinador e bancaram o técnico para a sequência da temporada. O Leão do Pici reagiu e terminou o Brasileirão em oitavo, o suficiente para disputar a Pré-Libertadores de 2023.



Imagem extraída de www.facebook.com/FortalezaEC



O fim da temporada 2022 foi marcado por mais especulações a respeito da saída de Vojvoda -o Vasco, recém adquirido pela 777 Partners, tentou tirar o treinador do Fortaleza- mas desta vez foi o argentino quem deu um voto de confiança a seus patrões e permaneceu no Leão do Pici por pelo menos mais um ano.

A falta de experiência dos jogadores e também de tradição do Fortaleza havia cobrado o seu preço em 2022 mas Vojvoda retribuiu o voto de confiança dado por seus dirigentes durante o ano passado e continuou acreditando no projeto do Leão. Isso apesar do argentino ter a possibilidade de se transferir para clubes com melhor infraestrutura e também capazes de pagar melhores salários.

Não é possível afirmar que o Fortaleza terá êxito em seu ambicioso projeto, o que é dificultado pelos rivais com maior poder aquisitivo. Mas a relação construída entre Vojvoda e o Leão é algo admirável e demonstra que não só de dinheiro vive o futebol moderno.



Imagem extraída de www.facebook.com/FortalezaEC




Nenhum comentário:

Postar um comentário