sábado, 28 de janeiro de 2023

Amistoso?

Imagem extraída de twitter.com/Palmeiras



A Supercopa do Brasil, como escreveu um jornalista do portal Globoesporte, deveria ser um jogo festivo para celebrar o início de uma nova temporada no futebol. A rivalidade entre os milionários Palmeiras e Flamengo, contudo, transformou em guerra o que deveria ser uma partida amistosa. Ambos os clubes passaram a semana inteira trocando provocações e preparando seus elencos para a decisão.

Abel Ferreira, apesar da fama de "retranqueiro", escalou seu time em 4-2-3-1 e colocou seus jogadores para atacar, principalmente pela direita com Piquerez e Rony. Gabriel Menino e Zé Rafael se revezavam na função de primeiro volante com a missão de deter os avanços de Gerson e De Arrascaeta.

Vitor Pereira foi de 4-1-4-1 com Everton Ribeiro e Gabigol invertendo suas posições para confundir a marcação rival. Com o meio-de-campo travado pelos volantes palmeirenses, o treinador colocou sua equipe para jogar nos contra-golpes e tentar bolas longas para De Arrascaeta ou Pedro.

O Flamengo, inicialmente encurralado, conseguiu uma escapada com De Arrascaeta que foi derrubado na área por Zé Rafael. O árbitro assinalou pênalti que deu início à primeira confusão do jogo com os palmeirenses contestando o lance. Gabigol marcou e provocou a torcida rival, tirando sua camisa e levando o primeiro amarelo da partida. 1x0 Rubro-Negro.

O Palmeiras, porém, não desanimou e passou a atacar também pela esquerda com Dudu, além de usar Endrick para atrair a marcação rival. Veiga e Gabriel Menino aproveitaram os espaços por aquele lado e viraram o jogo para o Verão em 2x1 ainda no primeiro tempo.

Houve um segundo princípio de confusão ainda no primeiro tempo com Abel Ferreira e De Arrascaeta se estranhando após o treinador atrapalhar a reposição de bola. O juiz apenas deu amarelo para o técnico palmeirense.



Palmeiras, em 4-2-3-1, ataca pelas pontas e usa Endrick para abrir
os espaços para as infiltrações. Os dois volantes seguram Gerson e
De Arrascaeta além de subirem para arriscar chutes de fora da área.
Flamengo, travado no 4-1-4-1, só tem bolas longas como opção de
contra-ataque e usa as inversões de Gabigol e Everton Ribairo
para confundir a marcação (imagem obtida via this11.com). 



Palmeiras mantém a estratégia de travar o meio-de-campo além de adiantar as linhas para decidir o jogo o quanto antes, mas deixa espaços atrás que Gabigol aproveita para empatar novamente. Flamengo 2x2.

O Verdão, porém, consegue um pênalti minutos depois após uma trapalhada de Everton Ribeiro que colocou a mão na bola dentro da área de Santos. Veiga cobra com perfeição e desempata. Palmeiras 3x2.

O Rubro-Negro, em mais um espaço às costas da zaga palmeirense, empata novamente. Flamengo 3x3. Na sequência, um novo princípio de briga envolvendo o goleiro Weverton e o atacante Gabigol, mas a arbitragem controlou na base da conversa.

A estratégia ousada de Abel, porém, deu frutos e o Verdão conseguiria o gol da vitória com Gabriel Menino após as linhas altas do Palmeiras sobrecarregarem a defesa flamenguista. Verdão 4x3.

Vitor Pereira, precisando do resultado, encheu o time de meias e de atacantes para buscar ao menos o empate mas a marcação palmeirense conseguiu abafar. Abel, por sua vez, deu trocou seus jogadores mais ofensivos e volantes por atletas mais descansados para ajudar na recomposição e segurar o resultado.

Mais princípios de tumultos vieram dos bancos de reservas. Abel Ferreira e um auxiliar foram expulsos de campo enquanto alguns reservas do Flamengo foram amarelados. O juiz chegou a dar dez minutos de acréscimo para compensar todas as interrupções.



Pedro e Gabigol conseguiram o empate graças à zaga palmeirense
que deu espaços, mas a defesa do Flamengo acabou sucumbindo à
marcação alta do Palmeiras(imagem obtida via this11.com).



Palmeiras vence graças à estratégia ousada de Abel que buscou jogo o tempo todo. O treinador, porém, perdeu a cabeça e foi merecidamente expulso. O português precisa se controlar visto que o comportamento de um líder acaba refletindo em seus subalternos. Os jogadores palmeirenses tiveram méritos em não caírem na pilha de seu técnico e dos adversários.

Flamengo perde por usar mal seus recursos. O Rubro-Negro tinha um elenco melhor que o do "remendado" Palmeiras e, mesmo assim, não soube aproveitar a vantagem. Vitor Pereira também foi mal nas alterações que pareciam muito mais um ato de desespero do que uma estratégia pensada.

O Palmeiras venceu a "guerra" contra o Flamengo mas os dois clubes deveriam compreender melhor o que é uma supercopa. Por mais que houvesse uma taça e um título em jogo, ainda era uma partida festiva, não uma decisão. Nada justificava as provocações durante a semana ou as confusões em campo.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras




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