domingo, 11 de junho de 2023

Camisa Amaldiçoada




Quando eu defendi o meu mestrado, resolvi me dar um presente para comemorar: uma camisa do Borussia Dortmund. Sim, afinal eu adorava a equipe de Jürgen Klopp e seu futebol leve que havia acabado com a hegemonia do Bayern München na Alemanha. Eu não conseguia comprar o uniforme nem pela internet até que eu o encontrei em um shopping na zona sul de São Paulo e não hesitei.

Meus amigos diziam que camisas de time precisavam ser "batizadas": teria de assistir a uma vitória da equipe enquanto eu vestia o uniforme para que a roupa trouxesse "bons fluidos" ao usuário. Eu fui ver um jogo com a roupa do Dortmund mas acho que escolhi mal a partida...

Um amigo me convidou para assistir à final da Champions League em 2013 que seria justamente o tira-teima entre o Bayern München e o Borussia Dortmund. Os Schwarzgelben dominaram o futebol alemão nas temporadas 2010-11 e 2011-12, mas os Roten atravessavam uma fase arrasadora com seu futebol vistoso que combinava a força física da Alemanha com influências da Espanha e Holanda.

Eu, honestamente, também estava duvidando que o Borussia Dortmund venceria a Champions mas para um time que conseguira anotar quatro gols sobre o poderoso Real Madrid nas semifinais não parecia impossível superar o Bayern mais uma vez. Meus amigos até organizaram um bolão mas preferi não participar.






O Borussia Dortmund não sofreu uma derrota acachapante -o placar foi apenas de 2x1- mas, segundo a crendice dos meus amigos, a camisa foi "amaldiçoada" pelo resultado do jogo! Até lamentei o resultado da partida mas eu reconhecia que o troféu estava em boas mãos.

Ainda ficamos algum tempo na casa do meu amigo após a partida. Tiramos alguns "contras" de Street Fighter IV (onde fui derrotado inapelavelmente) e o pessoal se organizou depois para assistir a algumas lutas de UFC. Fui embora por volta da meia-noite.

Eu, obviamente, não levei a sério a história da "camisa amaldiçoada", tanto que eu ainda a utilizei em outros compromissos. Mas sem dúvida foi uma péssima escolha do autor vestir o uniforme justamente para ver uma partida em que o rival era franco favorito!

O Borussia Dortmund, coincidentemente, desandou após aquela temporada e conquistou pouquíssimos títulos desde então. Todos os seus melhores jogadores foram negociados com equipes de maior poder aquisitivo e os Schwarzgelben voltaram a ser uma equipe coadjuvante na Europa. É possível que meus amigos tivessem alguma razão com aquela crendice e a "zica" tenha passado para o time aurinegro...







Nenhum comentário:

Postar um comentário