quarta-feira, 7 de junho de 2023

Mundialito

Imagem extraída de www.facebook.com/EuropaLeague



Estava assistindo à Europa League durante a última semana e comecei a pensar: por que a FIFA, ao invés de aumentar o número de vagas na Copa do Mundo, não poderia criar um segundo torneio paralelo a ser disputado por seleções que não se classificaram ao Mundial nos mesmos moldes da Liga Europa?

A competição poderia acomodar outras 32 seleções (ou menos para que o nível técnico não seja baixo demais) com mais vagas destinadas aos times africanos, asiáticos e oceânicos, semelhante ao que ocorre na Conference League. Ademais, as equipes que ficarem em 3º lugar na fase de grupos da Copa do Mundo poderiam disputar um playoff contra selecionados que ficarem em 2º lugar no "Mundialito" e os vencedores dos confrontos avançariam aos mata-matas do torneio secundário.

As vantagens seriam inúmeras: o nível técnico da Copa do Mundo seria preservado com poucas partidas consideradas "desinteressantes", haveria a chance de seleções consideradas "coadjuvantes" erguerem um troféu e a FIFA teria a possibilidade de lucrar com este torneio secundário. Poderia, ainda, haver uma "Recopa" ou "Supercopa" entre o vencedor do Mundial contra o campeão do "Mundialito".



Imagem extraída de www.facebook.com/EuropaLeague



O "Mundialito", inicialmente, teria partidas menos interessantes se comparado à Copa do Mundo nas fases de grupo, como ocorre na Sulamericana ou na própria Europa League. A longo prazo, porém, restariam apenas as equipes fortes e teríamos muitas partidas de excelente nível técnico que compensariam o investimento. Argélia, Chile, Colômbia, Itália, Noruega e outras seleções que não se classificaram para o último Mundial poderiam protagonizar confrontos épicos mesmo em uma competição secundária.

A possibilidade de título, ademais, valorizaria demais o torneio. Basta observarmos a festa que o Sevilla realizou após a conquista de sua sétima Europa League. O troféu foi tão celebrado que a cidade parou e os jogadores foram recebidos como heróis ainda que a competição seja vista por muitos como um "prêmio de consolação" para a Champions League.

A FIFA poderia realmente considerar a criação de um "Mundialito". A atitude impediria a desvalorização da Copa do Mundo e ainda abriria a possibilidade de lucrar em cima de seleções que não conseguirem se classificar ao Mundial. E os torcedores certamente agradeceriam a possibilidade de equipes tidas como "coadjuvantes" erguerem um troféu.



Imagem extraída de www.facebook.com/EuropaLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário