sexta-feira, 9 de junho de 2023

Tudo Azul em Istambul

Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague



Será realizada amanhã a esperada final da edição 2022-23 da Champions League. E, finalmente, a cidade de Istambul terá a honra de sediar novamente a grande decisão -o município turco havia sido anunciado para receber a partida em 2020 (transferida para Lisboa devido à COVID-19) e em 2021 (movida para Porto pelo mesmo motivo).

A partida confrontará o "novo rico" Manchester City (que luta pelo seu primeiro troféu em busca de afirmação) contra a tradicional Internazionale Milano (que busca o tetracampeonato para reaver as glórias do passado). Espera-se mais um jogo de ataque (por parte dos Citizens) contra defesa (por parte dos Nerazzurri), embora as duas equipes azuis tenham recursos e elenco para atuar de outras maneiras.

Guardiola chega à sua quarta decisão como treinador trazendo consigo a experiência obtida no futebol espanhol e também no alemão. O toque de bola que o consagrou ainda existe mas o City atualmente mais se assemelha às equipes holandesas do que as espanholas com jogadores versáteis e movimentação intensa. O treinador catalão enfim se rendeu ao futebol moderno e seu time agora lança mão da imposição física e das bolas altas -muito para acomodar o grandão Haaland no ataque.

O City adota um 4-4-2 variando para 3-4-3 como zagueiro Stones subindo ao meio-de-campo como primeiro volante e o meia Bernardo Silva revezando com Kevin de Bruyne no lado direito do ataque. Os outros meio-campistas, Gündoğan e Rodri, também não "guardam" posição e podem atuar na armação ou na marcação conforme a necessidade.



City em 3-4-3 (imagem obtida via www.footballuser.com).



Simone Inzaghi, por sua vez, chega apenas à sua primeira decisão continental. Este, aliás, é apenas o segundo trabalho do ex-atacante no banco de reservas -antes ele comandou a Lazio. Sua equipe é mais defensiva mas a Internazionale adota uma marcação agressiva com linhas altas e utilizando o meio-de-campo para atacar ou travar o adversário conforme a necessidade.

Inzaghi utiliza o 3-5-2 com dois meias (Mkhitaryan e Barella) e um volante (Brozović) ou três armadores (Çalhanoğlu no lugar do croata). Os atacantes grandões Džeko ou Lukaku utilizam da imposição física para abrir espaços para os companheiro mais velozes se infiltrarem.



Inter em 3-5-2 (imagem obtida via www.footballuser.com).



Os torcedores do City certamente estarão de olho no atacante Haaland mas o zagueiro John Stones chama a atenção por sua versatilidade ao jogar no miolo da zaga, na lateral direita ou mesmo como volante subindo para ajudar nas triangulações com Bernardo e De Bruyne. A Inter, por sua vez, tem o goleiro André Onana como principal destaque. O camaronês esbanja reflexos nas defesas e ainda sabe jogar com os pés, como todo bom arqueiro formado pelo Barcelona.

Qual dos times azuis levará a melhor? Descobriremos amanhã às 16h nos canais SBT (TV aberta) TNT  (TV paga) e HBO Max (streaming). A taça estará a espera da equipe vencedora em Istambul.



Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário