sábado, 24 de junho de 2023

Thiago Silva: Herói ou Vilão

Imagem extraída de www.facebook.com/ChelseaFC



Thiago Silva foi considerado um dos melhores zagueiros do mundo durante a década anterior mas a imagem que o jogador deixou aqui no Brasil não foi das melhores: o defensor foi visto chorando antes das penalidades contra o Chile na Copa de 2014, foi suspenso no jogo contra a Alemanha (quando sua ausência foi bastante sentida) após tomar um cartão amarelo evitável e cometeu um pênalti bobo na Copa América 2015 contra o Paraguai que permitiu o empate da Albirroja. Todas atitudes inadequadas para o capitão e líder de uma seleção.

O zagueiro, porém, permaneceu com a imagem intacta na Europa com boas atuações no Paris Saint-Germain. Quando sua carreira parecia acabada após a dispensa do clube francês, Thiago foi recebido de braços abertos no Chelsea onde rapidamente se firmou e faturou a Champions League em 2021. Não obstante, o defensor virou ídolo da torcida, é o vice-capitão dos Blues e seu contrato foi renovado até o final da temporada 2023-24 apesar dos 38 anos de idade.

Thiago, graças às suas boas atuações na Europa, continuou tendo vaga cativa na Seleção Brasileira apesar da desconfiança do torcedor -incluindo o blogueiro que vos escreve- e não decepcionou apesar da idade. O zagueiro fez boas exibições nos Mundiais de 2018 e, principalmente, no de 2022, cometendo pouquíssimos erros e demonstrando muita segurança na defesa.



Imagem extraída de www.facebook.com/ChelseaFC



Thiago, se não fosse pelas boas exibições nas duas últimas Copas, seria mais um jogador que brilha apenas em clubes. Conseguiu dar uma resposta tardia nos dois últimos quadriênios mas não o suficiente para fazer as pazes com o torcedor brasileiro, algo possível apenas com a conquista do hexacampeonato. Se tivesse obtido o caneco, certamente seria perdoado pelo papelão de 2014.

O zagueiro não terá a sua desejada redenção na Seleção Brasileira. Prestes a completar 39 anos, Thiago não deve mais ter espaço no Escrete Canarinho, que se movimenta para renovar o elenco. Talvez seja convocado para algum amistoso para se despedir mas sua missão pela equipe nacional já está cumprida -e, infelizmente, sem o desejado troféu.

Thiago Silva nunca foi um "vilão" mas não estava pronto ser o capitão na Copa de 2014 apesar de estar com 29 anos na época. A braçadeira acabou sendo um fardo muito pesado mesmo para um jogador vivido e acostumado aos grandes jogos. Talvez fosse melhor delegar a função para Júlio César ou Maicon que já haviam levado "porrada" em 2010 e, portanto, teriam mais casca para lidar com tamanha responsabilidade. 



Imagem extraída de www.facebook.com/ChelseaFC




Nenhum comentário:

Postar um comentário