sexta-feira, 23 de junho de 2023

Justifica?

Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc



Entendo o lado do torcedor que se desloca para ver jogo, paga ingresso caro e consome produtos licenciados (que também custam os olhos na cara) para apoiar o time do coração. Reconheço que é frustrante ver a equipe perder em casa para um grande rival e virar alvo de chacota por isto. Mas absolutamente nada justifica colocar em risco a vida de outras pessoas como alguns fãs fizeram após a derrota do Santos para o Corinthians em plena Vila Belmiro.

O Santos há anos vem capengando e flertando muito mais com o rebaixamento do que brigando por títulos. Reflexo das péssimas administrações que endividaram o clube, fizeram contratações ruins, demitiram vários treinadores como bodes expiatórios e levaram o Peixe à situação atual. Reconheço que é revoltante ver um time da grandeza do Alvinegro tendo seu nome jogado na lama.

O péssimo momento do time, contudo, não justifica colocar a vida de outras pessoas em risco. Não obstante, os criminosos só estão piorando ainda mais a situação do clube com sua barbárie: o Santos será punido e os jogadores terão argumentos para rescindir contrato ou mesmo processar a instituição. E, cabe mencionar, raramente as equipes reagem de maneira positiva após sofrerem ameaças -muitas vezes os atletas acabam errando ainda mais em campo devido à tensão criada.



Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc



As soluções para a violência nos estádios são aquelas que os jornalistas cansam de escrever em suas colunas: gestões mais profissionais no futebol e penas mais rigorosas para os torcedores que cometerem crimes. Ambas, porém, dificilmente acontecerão visto que a imensa maioria dos cartolas não deseja perder seus privilégios nos clubes e as leis no Brasil ainda são brandas neste sentido. Não obstante, há dirigentes que são coniventes com fãs violentos em troca de apoio político.

Resta torcer para que as punições aplicadas ao clube e torcedores sejam exemplares para desestimular novos atos violentos. E também para que os dirigentes santistas se conscientizem de que precisam mudar o modelo de gestão o quanto antes visto que atribuir a culpa apenas aos treinadores não tem mais surtido efeito.

Futebol é esporte, é competição, é respeito mútuo. Para nós torcedores deveria ser apenas entretenimento, e não um fanatismo cego para ser levado a ferro e fogo. É revoltante o momento que o Santos atravessa mas isto não justifica a prática de crime algum, sobretudo o de colocar a vida de outras pessoas em risco.



Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc




Nenhum comentário:

Postar um comentário