terça-feira, 20 de junho de 2023

A Liga Deu Liga?

Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024



Chegou ao fim a terceira edição da Nations League, o campeonato de pontos corridos elaborado pela UEFA e realizado em "datas-FIFA" que, originalmente, seriam destinadas a amistosos. O saldo da competição parece ter sido positivo visto que os torcedores gostaram, o faturamento do torneio foi bom e os times valorizaram o troféu. 

O fato da competição ser realizada em datas destinadas a amistosos, porém, trouxe algumas consequências negativas, em especial para os jogadores que têm mais um campeonato a disputar no já apertado calendário europeu. Com as exigências físicas do futebol atual, um torneio a mais significa mais desgaste e mais chances de lesões para os atletas.

Alguns treinadores de clubes, compreendendo tais riscos, chegaram a proferir críticas à Nations League. Os técnicos sabem que o comportamento em campeonatos é diferente de partidas amistosas. Quando há um troféu em disputa, os jogadores irão se dedicar ao máximo mesmo que isto signifique colocar sua saúde em risco.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




A ausência de amistosos, ademais, limita as escolhas para os treinadores das seleções. Em partidas onde não há nada em disputa, os técnicos podem realizar testes tranquilamente sem que suas equipes ou seus cargos estejam em risco. Quando há um título jogo ou possibilidade de rebaixamento, porém, os comandantes raramente podem se dar ao luxo de poupar atletas ou de experimentar jogadores novos.

A edição 2022-23, por fim, teve jogos que ocorreram às vésperas da Copa do Mundo, o que fez com que muitas das seleções poupassem seus jogadores para priorizar o Mundial. Isto, em parte, justificou a ausência de algumas equipes de peso nesta fase final -a Inglaterra, inclusive, foi rebaixada porque estava concentrada na competição que seria realizada no final de 2022. Uma falta de planejamento da UEFA que fez com que seu campeonato fosse desvalorizado.

A Nations League foi um torneio interessante de se acompanhar e também mais uma fonte de renda para a UEFA. Mas seu formato ainda requer mais alguns ajustes visto que o excesso de jogos na temporada somado às exigências físicas das partidas significam mais desgastes para os jogadores. Isso sem mencionar que a ausência de amistosos dificulta a renovação das seleções, que acabam se apegando aos times prontos porque temem a perda do troféu ou um rebaixamento.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário